CORBÉLIA/PR

Fale conosco
Corbélia

Seminário reúne mais de 300 educadores e marca encerramento do Programa LEEI em Corbélia

O LEEI é uma iniciativa do Governo Federal vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada

Seminário reúne mais de 300 educadores e marca encerramento do Programa LEEI em Corbélia

A Prefeitura de Corbélia, por meio da Secretaria de Educação e Cultura, realizou nesta quinta-feira, 30, no Centro Cultural Vereador José Rubin, o Seminário Final do Programa de Leitura e Escrita na Educação Infantil (LEEI). O evento reuniu mais de 300 educadores da rede municipal e marcou o encerramento de um ciclo de capacitação voltado à qualificação das práticas pedagógicas na pré-escola. 

O LEEI é uma iniciativa do Governo Federal vinculada ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Com foco no aperfeiçoamento contínuo de docentes da Educação Infantil, o programa visa promover o letramento das crianças respeitando suas especificidades. 

A formação teve início em setembro de 2024 e foi oferecida em formato híbrido, com carga horária total de 120 horas, distribuídas entre encontros presenciais, aulas virtuais e atividades complementares. Professores e coordenadores pedagógicos participaram das turmas, sob a mediação de duas formadoras municipais. 

O seminário final, intitulado “As práticas sociais de linguagem na educação infantil: reflexões didático-pedagógicas”, promoveu a socialização das experiências vivenciadas ao longo da formação. As apresentações ocorreram em formato de comunicação oral com uso de slides, rodas de conversa e exposições de banners. As práticas pedagógicas desenvolvidas evidenciaram avanços concretos na rede municipal de ensino, como o uso mais intencional da linguagem oral e escrita nas interações com as crianças. 

A secretária de Educação e Cultura, Adriana Chimello Piazza, destacou a importância da qualificação profissional contínua para o fortalecimento da educação no município: 

“A formação continuada de professores é uma das ações estruturantes da Secretaria de Educação e Cultura. É o que impulsiona a qualidade do ensino. Nossos professores precisam estar constantemente atualizados e renovados em seus saberes”, afirmou. 

A formadora intermunicipal, Elise Leindecker Gonçalves reforçou o papel estratégico do LEEI na consolidação de práticas pedagógicas mais eficazes: 

“O programa passou a fazer parte da política de formação continuada. Ele ampliou nossas reflexões e fortaleceu ações já existentes na nossa rede, com base em um currículo de referência. Agora, com o LEEI, conseguimos aprofundar e qualificar ainda mais o trabalho com a linguagem oral e escrita nas escolas”, pontuou. 

Para a professora e formadora Elaine de Souza, a formação proporcionou uma oportunidade valiosa de análise crítica do próprio fazer docente: 

“O LEEI nos trouxe um olhar importante para nossas práticas nas instituições de educação infantil, no sentido de avaliarmos e aprimorarmos o trabalho que já desenvolvemos com leitura e escrita nas escolas”. 

Com uma proposta colaborativa e inovadora, o LEEI contribuiu para que os educadores desenvolvam metodologias mais eficazes, aproximando as crianças da linguagem desde os primeiros anos escolares. O programa aposta na valorização das vivências infantis e na construção de um ambiente alfabetizador desde a infância.

Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe a notícia

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade