Mais de meio milhão de foragidos da Justiça estão soltos em todo o Brasil. O número supera a população carcerária, que é de 400 mil presos. Se todos os procurados fossem presos, não haveria onde colocá-los.
Desde a última sexta-feira, policiais de 24 estados e do Distrito Federal fazem uma megaoperação para localizar os foragidos. Foram mais de 2.000 detidos, sendo que muitos já foram soltos. Todos tinham mandados de prisão expedidos pela Justiça, mas estavam foragidos.
Em todo o país, há 550 mil mandados de prisão e 400 mil pessoas em cadeias. Não haveria vagas nos presídios se todos fossem capturados. O secretário nacional de Segurança Pública, Luiz Fernando Correia, reconhece o problema e diz que essa é uma questão antiga. “A nossa política sempre foi de encarceramento pura e simplesmente. Sempre foi uma conduta nesse sentido no país”, diz.
O secretário defende a adoção de penas alternativas. A mesma solução é apontada pelo professor da Universidade de Brasília Roberto Aguiar, especialista em segurança pública. “Se você olhar as prisões brasileiras 80% das pessoas que estão lá dentro poderiam estar fora com outros tipos de punição. Agora, aqueles que efetivamente são um perigo para comunidade devem ser presos, mas não são tantos assim”, explica.
fonte: Tribuna de Cascavel
Fonte:
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade