CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Corbélia ganhará sede do Corpo de Bombeiros Comunitário

Corbélia ganhará sede do Corpo de Bombeiros Comunitário
O município de Corbélia terá sua primeira sede de Corpo de Bombeiros. A construção das obras do Posto de Bombeiro Comunitário que iniciaram há 30 dias estão a todo vapor. A área de 244,05 m², que está localizada na Avenida São Paulo, ao lado do Estádio Municipal Paulo Roberto de Souza, contará com alojamentos masculino e feminino, sanitários, refeitório, vestiários, garagem e salas de atendimento de emergência e para administração. O investimento será de R$ 286.063,32, de recursos próprios do município. A construtora responsável pela obra ? Liotto ? tem o prazo de 60 dias para a conclusão dos trabalhos.
No ano passado, Corbélia recebeu do Programa Bombeiro Comunitário, um caminhão volkswagen, modelo costellation 13180, zero quilômetro, todo equipado para as atividades de Bombeiro e da Defesa Civil, que terão suas instalações no mesmo local, uma conquista para o município que antes contava com os serviços do Corpo de Bombeiros de Cascavel. "Com esta unidade do Corpo de Bombeiros, o tempo de resposta a incêndios e acidentes será significativamente menor. Os bombeiros comunitários também operam em emergências pré-hospitalares e em ações preventivas. De Cascavel à Corbélia as viaturas levavam de 20 a 30 minutos, elas estando no município será um tempo estimado de 2 minutos", explicou o prefeito Eliezer Fontana.
Com relação ao quadro de funcionários, serão 20: um bombeiro do quadro efetivo e os demais serão contratados pela prefeitura, sendo eles, motorista, setor administrativo e agentes de bombeiros. "Todos receberão treinamento, para quando a sede estiver pronta, os profissionais já estejam devidamente capacitados", destacou Eliezer.
A parte de manutenção também será por conta da prefeitura. A administração estima um gasto aproximado de R$ 20 mil/mês. "Cada vez mais investimos em obras que auxiliem nossa população. Não queremos ter incêndios ou acidentes na nossa cidade, mas temos que nos manter prevenidos. O cuidado nunca é demais", declarou o prefeito.
A nova estrutura, que deve ficar pronta em 60 dias, será moderna e adequada aos serviços prestados pela instituição, além de ser mais acessível à população. "Vamos estar preparados para eventualidades. Por exemplo, com relação à Defesa Civil, não estamos livres de intempéries, por isso ter a equipe em nosso município facilita o socorro e também as orientações durante e após qualquer tipo de eventualidade", expôs o gestor público. A sede também contará com uma Central de Atendimento ao Público que realizará vistorias em geral e em eventos, análise de projetos e perícia de incêndio.
O PROGRAMA
O Bombeiro Comunitário é estabelecido pela parceria entre o governo estadual e as prefeituras de municípios com mais 15 mil habitantes e que não possuem um posto do bombeiro militar. Compete ao município dar um espaço para a construção do Posto de Bombeiro Comunitário e funcionários. O Estado treina esses agentes de defesa civil e fornece equipamentos básicos e uma viatura de combate a incêndios e resgate a vítimas. No programa, os agentes, após treinamento, têm condições de dar o primeiro atendimento aos casos que surgirem, além de trabalhar na prevenção a acidentes. "É uma forma de melhorar e agilizar o atendimento. Sempre que exista a necessidade do reforço dos bombeiros profissionais eles serão chamados para auxiliar no atendimento", completou Eliezer. Fonte: www.corbelia.pr.gov.br

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade