25 de agosto de 2025

Corbélia-Pr

Fale conosco
Corbélia

Corbélia realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura e projeta políticas para os próximos dez anos

Com o tema "Cultura é um direito: planejando o futuro de Corbélia", a conferência abriu espaço para o diálogo democrático e a construção coletiva de propostas que vão nortear as ações culturais pelos próximos dez anos no município

Corbélia realiza 1ª Conferência Municipal de Cultura e projeta políticas para os próximos dez anos

Neste sábado, 23 de agosto, Corbélia avançou na consolidação de suas políticas culturais com a realização da 1ª Conferência Municipal de Cultura. O evento, realizado no Centro Cultural Vereador José Rubin, reuniu autoridades, agentes culturais, artistas, professores, estudantes e representantes da sociedade em um amplo debate sobre o papel da cultura no desenvolvimento do município.

Com o tema “Cultura é um direito: planejando o futuro de Corbélia”, a conferência abriu espaço para o diálogo democrático e a construção coletiva de propostas que vão nortear as ações culturais pelos próximos dez anos no município.

A programação contou com a palestra da professora e especialista em gestão cultural Tatyane Ravedutti, que apresentou os principais eixos estratégicos debatidos ao longo do evento. Entre os temas abordados estiveram a integração entre cultura e educação, a democratização do acesso e a ampliação da participação social, a formação e qualificação de profissionais da área, a melhoria da estrutura cultural e dos equipamentos públicos, além da busca por maior autonomia administrativa.

Durante os trabalhos, os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias e contribuições que servirão de base para a formulação de políticas públicas locais, consolidando a visão de que a cultura deve ser reconhecida como um direito fundamental da comunidade.

O diretor de Cultura, Marcos Vignatti, ressaltou a importância do momento para a história de Corbélia.

“A conferência é um marco para nosso município, pois reúne diferentes vozes e perspectivas em um mesmo espaço democrático. Estamos construindo um planejamento cultural para os próximos 10 anos, garantindo que a cultura siga sendo um instrumento de transformação social e valorização da identidade local”, afirmou.

A 1ª Conferência marca uma nova fase para o município, com o objetivo de promover o acesso à cultura, incentivar a produção artística e fortalecer os espaços culturais existentes, firmando Corbélia como um lugar que valoriza sua identidade. 

Por: Assessoria

Tags:

Mais Lidas