Corbélia inicia projeto piloto para fortalecer convivência e aprendizado nas escolas
O programa, que está sendo implementado pela primeira vez no município, tem como foco, estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, oferecendo atividades voltadas para o apoio ao estudo e para o desenvolvimento de habilidades essenciais à aprendizage

A rede municipal de ensino de Corbélia-PR deu início a um projeto inédito que promete transformar a rotina escolar de alunos, professores e famílias. Trata-se do Atendimento Psicoeducacional em Grupo, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, em parceria com o Centro Municipal de Avaliação Educacional e Atendimento Especializado (CMAEAE) Professora Clotildes Schinato dos Santos.
O programa, que está sendo implementado pela primeira vez no município, tem como foco estudantes do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, oferecendo atividades voltadas para o apoio ao estudo e para o desenvolvimento de habilidades essenciais à aprendizagem, como atenção, organização, memória e gestão das emoções.
Além de aprimorar o desempenho escolar, o projeto busca melhorar a convivência dentro e fora da sala de aula. “Queremos criar um ambiente onde os estudantes se sintam acolhidos, motivados e mais preparados para enfrentar desafios acadêmicos e sociais”, destaca a equipe técnica responsável.
As ações também atendem a demandas observadas pelas escolas, especialmente relacionadas a comportamentos que podem interferir no processo de aprendizagem. O formato em grupo permite aos profissionais conhecer melhor os alunos e, quando necessário, encaminhar para atendimentos individuais, sempre em articulação com coordenações pedagógicas e famílias.
As atividades começaram oficialmente nesta semana. No dia 5 de agosto, foi realizado o primeiro encontro com professores das turmas participantes, seguido, no dia 6, por uma reunião com pais e responsáveis, marcando o início das ações nas escolas.
Até o final do ano, a expectativa é atender até 120 estudantes, somando aproximadamente 1.500 atendimentos, distribuídos por dois ciclos:
500 atendimentos com estudantes;
150 atendimentos com familiares;
150 atendimentos com professores (por ciclo).
A proposta é que o projeto contribua para transformar a escola em um espaço ainda mais acolhedor, estimulando o diálogo, fortalecendo vínculos e potencializando o aprendizado.