Prefeitura de Corbélia inicia reuniões do Plano Plurianual 2026-2029 com participação ativa da comunidade
A iniciativa cumpre o que determina o artigo 48 da Lei Complementar nº 101/2000 - a Lei de Responsabilidade Fiscal

Na noite desta terça-feira, 26 no Distrito do Ouro Verde, teve início a primeira das oito reuniões públicas que compõem o processo de elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para o exercício de 2026. O encontro, realizado no salão paroquial da Igreja Católica Bom Jesus da Lapa, começou às 19h e contou com a presença de autoridades municipais e representantes da comunidade local.
A iniciativa cumpre o que determina o artigo 48 da Lei Complementar nº 101/2000 - a Lei de Responsabilidade Fiscal, tem como objetivo promover a participação popular na construção das políticas públicas que irão nortear os investimentos do município nos próximos anos.
Estiveram presentes, a secretária de Saúde, Zaira Fortunato; o secretário de Meio Ambiente, Andreo Fontana; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fábio Pontes; o secretário de Esportes, Erlon Gazineu; a secretária de Finanças, Francielle Durigon; a subprefeita do Ouro Verde, Fernanda dos Santos; o subprefeito da Penha, Almir Casanova; e a coordenadora de Educação Especial, Elise Leindecker, que representou a secretária de Educação.
A comunidade também marcou presença de forma significativa, com mais de 20 moradores do distrito do Ouro Verde, da comunidade do Vasquinho e da Linha Garibaldi, demonstrando interesse e engajamento nas decisões que impactam o desenvolvimento local.
A abertura da apresentação foi conduzida pelo assessor de gabinete, Silvio Gonçalves, que fez um panorama das obras realizadas pela administração municipal no primeiro quadrimestre de 2025, além de apresentar os projetos em andamento e as iniciativas que estão em fase de planejamento. Foram expostos os valores investidos em cada obra e as expectativas do prefeito, com destaque para ações que beneficiam diretamente os distritos.
Na sequência, a contadora Pricila Viana trouxe uma abordagem mais técnica, explicando de forma didática a função e importância do PPA, bem como seu alinhamento com o orçamento público. Ela detalhou o processo de elaboração e destacou como esse instrumento contribui para a aplicação eficiente dos recursos públicos, garantindo continuidade às políticas públicas, independentemente de mudanças na gestão.
Ao final das falas, foi aberto um espaço para que os moradores presentes pudessem fazer perguntas e apresentar sugestões. As contribuições da população serão analisadas pela administração municipal e podem se transforar em ações concretas que atenderão às reais necessidades das comunidades.
A Prefeitura de Corbélia reforça o convite para que a população participe das próximas reuniões, contribuindo de forma ativa para a construção de um município cada vez mais justo, eficiente e voltado ao bem-estar coletivo.
Confira as datas e locais das audiências públicas:
• 20 de maio – Salão Paroquial da Igreja Católica do Distrito da Penha
• 27 de maio – Salão Comunitário da Comunidade Planalto
• 03 de junho – Salão Comunitário da Vila Rural
• 10 de junho – Salão Comunitário do Bairro Jardim Vera Lúcia
• 17 de junho – Centro de Convivência do Idoso Irene Bona Turra
• 24 de junho – Salão Comunitário do Bairro Vila Unida
• 01 de julho – Centro Cultural Vereador José Rubin
Fonte: Assessoria de ComunicaçãoCompartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade