Secretaria Municipal de Saúde emite nota sobre caso suspeito de meningite bacteriana em Distrito
A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Corbélia emitiu uma nota de esclarecimento sobre um caso suspeito de meningite bacteriana no Distrito de Ouro Verde do Piquiri
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Secretaria Municipal de Saúde do Município de Corbélia, por meio do departamento de Vigilância Epidemiológica, vem através do presente, informar que está ciente da suspeita de um caso de meningite bacteriana, no Distrito de Ouro Verde do Piquiri e que, já tomou todas as providências exigidas pela Décima Regional de Saúde, não sendo necessária a suspensão das aulas nas Escolas Municipais.
Observa-se que o Município não está em surto, sendo um caso isolado até o momento. A orientação para a população é de manter a os ambientes arejados e limpos, realizar a lavagem de mãos frequentemente, evitar o compartilhamento de utensílios como copos e talheres, tendo em vista que a transmissão se dá através de vias aéreas, por gotículas e secreções nasais e orais.
De acordo com as estatísticas, a doença é de difícil transmissão, no entanto é agressiva para a pessoa que desenvolve a doença. Deste modo, deve-se ficar atento aos sintomas como dores de cabeça, febre alta, rigidez na nuca, náuseas, vômito, fraqueza, podendo chegar a convulsões.
A vacina é considerada a forma mais eficaz na prevenção da meningite bacteriana, sendo a maioria ofertada pelo SUS e disponível em todas as Unidades de Saúde. E, para evitar a divulgação de informações distorcidas, as quais geram intranquilidade pública, observa-se que a Secretaria Municipal de Saúde, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, já tomou todas as providências cabíveis relacionadas ao caso.
Fonte: AssessoriaPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade