Na Semana do Trânsito projeto transformou crianças em Agentes da segurança viária e levou conscientização à motoristas
Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental 1 das escolas municipais de Corbélia se transformaram em Agentes de Segurança por um dia em um projeto educativo, focado na conscientização de crianças, aplicado na Semana Nacional do Trânsito, que acontec...
Alunos do terceiro ano do Ensino Fundamental 1 das escolas municipais de Corbélia se transformaram em Agentes de Segurança por um dia em um projeto educativo, focado na conscientização de crianças, aplicado na Semana Nacional do Trânsito, que aconteceu de 18 a 25 de setembro.
O projeto foi desenvolvido pelo Conselho da Comunidade em parceria com a Polícia Militar, 31º Batalhão da Polícia Militar, 5ª Companhia Regional da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Civil de Corbélia, em colaboração com a Secretaria de Educação do município.
O objetivo principal é ensinar às crianças os fundamentos do trânsito, desde como funcionam os veículos até o comportamento adequado dos pedestres e condutores. Para ser um Agente Mirim, os treinamentos começaram ainda em sala de aula como conta o Soldado Reformado da Polícia Militar do Paraná, Vanderlei Soares da Silva, autor do projeto.
“E, este ano, ele concentrou-se nas crianças do terceiro ano do Ensino Fundamental 1, abrangendo todas as escolas de Corbélia. Uma das características mais notáveis deste projeto é a sua abordagem prática e teórica. As crianças têm a oportunidade de participar em aulas teóricas onde aprendem sobre regras de trânsito, sinalização, e as responsabilidades de cada cidadão nas vias públicas. Além disso, a componente prática é igualmente importante. Os alunos e professores colaboram na criação de uma cidade cenográfica baseada no que aprenderam nas aulas teóricas. Eles também se envolvem em atividades artísticas, criando pinturas e desenhos relacionados ao tema do trânsito.”
Nos dias 19 e 22 de Setembro todas as crianças foram mostrar na prática, o que aprenderam nas aulas. Fardados, eles contaram com o apoio da Polícia Militar e Bombeiros de Corbélia para realizar um blitz educativa em frente ao Fórum de Justiça. Quem passou por lá foi “multado” pelos pequenos agentes que orientaram e mostraram um pouco do que foi aprendido em sala.
“A culminação deste projeto ocorre nas ruas da cidade, com uma blitz educativa, onde as crianças têm a oportunidade de observar o comportamento de todos os envolvidos no trânsito. Esta experiência prática ajuda a solidificar o conhecimento adquirido e a entender como as regras de trânsito se aplicam na vida real” explica Silva.
O Prefeito de Corbélia Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB), juntamente com o vice-prefeito Dangelles Decki (PP) acompanharam uma das turmas durante a aula prática. O Prefeito elogiou o projeto, e chamou de louvável a iniciativa do Soldado Silva.
“O projeto educativo de trânsito em Corbélia é uma iniciativa louvável que não só ensina às crianças os princípios de segurança no trânsito, mas também promove valores essenciais para a vida em sociedade. O que vemos hoje, aqui, na prática, eles levarão para a vida toda. O papel fundamental que essas crianças estão desempenhando como agentes da segurança viária, faz eles se sentirem parte do "lado bom" como "policiais mirins". Elas estarão em casa fiscalizando seus próprios pais e tios, sempre que notarem comportamentos inadequados no trânsito.” Isso, segundo o prefeito, é fundamental para criar cidadãos responsáveis e contribuir para tornar o trânsito da cidade mais seguro.
Dangelles Decki, vice-prefeito, lembrou da importância dessas atividades dentro do contexto da Semana Nacional do Trânsito. Para ele, a educação no trânsito é uma responsabilidade compartilhada por toda a comunidade, e projetos como esse desempenham um papel vital na conscientização das pessoas sobre a importância de seguir as regras e promover um trânsito mais seguro para todos.
Histórico do Projeto
O Projeto didático de Educação no trânsito nasceu no de 2009, na cidade de Cafelândia – PR, sendo ideia da direção do Centro Municipal de Educação Infantil João XXIII Professora Adilce Rodrigues e Professora Rozane Roling e a Secretária de educação Professora Rosane Pitol. O Soldado Reformado da Policia Militar do Parana, Vanderlei Soares da Silva foi o autor do projeto, contando sempre com o apoio e parceria da Policia Militar, juntamente com Sgt Silvio Bednarski e Sgt Goldacker na execução do projeto.
No ano de 2011 foi expandido para todas as cidades da Comarca de Corbélia-PR através do Conselho da comunidade daquela Comarca e até então sendo realizados em parceria com a Policia Militar (3ª Cia. Do 31* BPM, 5* CRPM).
O Projeto contempla aulas teóricas e práticas, onde as crianças conhecem todo o funcionamento do trânsito de veículos pessoas e animais.
Nas aulas práticas os alunos e professores produzem uma cidade cenográfica com base no que viram nas aulas teóricas, também fazem pinturas e desenhos relacionados ao tema. A ultima aula pratica acontece na rua, com uma blitz educativa, onde observam o comportamento de todos os sujeitos que compõem o trânsito.
Fonte: AssessoriaPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade