Prevendo maior queda nos repasses, Prefeitura de Corbélia adota medidas de contenção de gastos
De acordo com o Prefeito as medidas estão sendo adotadas diante da queda acentuada nos repasses de recursos, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS)
A partir desta segunda-feira, 04, algumas secretarias e departamentos da Prefeitura de Corbélia atenderão com horário reduzido. A medida foi decretada pelo Prefeito Dr. Giovani Miguel Wolf Hnatuw (MDB) na quinta-feira, 31, e faz parte de uma série de recomendações administrativas que estão sendo adotadas pela administração visando a contenção de gastos mediante a novas quedas nas arrecadações e repasses financeiros dos governos Federal e Estadual.
De acordo com o Prefeito as medidas estão sendo adotadas diante da queda acentuada nos repasses de recursos, especialmente do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
“O Município de Corbélia tem enfrentado um déficit orçamentário significativo desde o final do ano de 2022. Em resposta a essa situação desafiadora, a administração municipal se viu compelida a tomar medidas preventivas para garantir a continuidade dos serviços nos meses futuros em que o repasse não tiver aumento.”
A partir de 04 de setembro as repartições públicas funcionarão das 07h00min às 13h00min. São elas: Gabinete do Prefeito, Secretaria Municipal de Governo, Administração e Gestão Pública – SMGA, Secretaria Municipal da Fazenda, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Departamento do Cadastro Único.
Além disso, as Secretarias de Obras e Urbanismo e Agricultura, terão um horário de funcionamento das 06h00min às 12h00min.
A medida segue em vigor até o dia 22 de dezembro.
É importante destacar que as medidas de contenção de gastos não afetarão serviços considerados essenciais, como saúde e educação. A Secretaria Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal de Educação e Cultura não serão abrangidas pelo novo horário de funcionamento. Isso visa garantir que a população continue tendo acesso a atendimentos médicos e serviços educacionais de qualidade. “Essa decisão foi tomada como uma medida prudencial, e Corbélia está equilibrada financeiramente” afirmou o Prefeito.
A crise financeira que afeta os municípios do Brasil, inclusive Corbélia, tem sido amplamente divulgada pelos meios de comunicação. A Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e a Associação dos Municípios do Paraná (AMP) alertaram para a perspectiva de que as dificuldades nas receitas a serem repassadas aos municípios se estendam durante todo o ano de 2023.
O Município de Corbélia não está sozinho nessa luta por equilíbrio fiscal. Municípios em todo o país têm adotado medidas semelhantes para enfrentar os desafios financeiros e manter os serviços essenciais em funcionamento. O Decreto Municipal reflete o compromisso da administração em enfrentar a crise de forma responsável, garantindo a continuidade dos serviços básicos que a população depende.
A redução no horário de atendimento impactará na redução de custos, como energia por exemplo. Com o risco de o município sofrer ainda mais quedas nos próximos meses o Prefeito afirma é necessário adotar medidas preventivas. “Enquanto o município busca se reorganizar financeiramente, e os repasses não voltem a subir, essas ações vão continuar acontecendo” finaliza.
Fonte: Assessoria
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade