ADAPAR alerta para risco de contaminação da Raiva em animais e humanos
A raiva é uma doença que acomete todos os animais domésticos, não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano.
EM DECORRÊNCIA DA DETECÇÃO DE UM CASO POSITIVO DE RAIVA EM BOVINO EM PROPRIEDADE LOCALIZADA NA LINHA COLÔNIA BARREIROS, NO MUNICÍPIO DE CASCAVEL, A ADAPAR INFORMA:
A raiva é uma doença que acomete todos os animais domésticos, não tem cura e pode ser transmitida ao ser humano.
Caso o produtor teve algum animal que morreu subitamente ou apresentou algum tipo de comportamento alterado (andar cambaleante, alterações de comportamento, salivação intensa (babando) antes de vir a óbito recentemente, informar imediatamente a Adapar.
O diagnóstico da Raiva somente pode ser confirmado em laboratório e a Adapar é responsável pela colheita de material para o diagnóstico. Esse serviço não tem custo pela sua importância para a saúde da população. A vacinação é a maneira mais eficaz de
prevenir a raiva dos herbívoros.
Recomenda-se a vacinação de todos os herbívoros domésticos a partir dos 3 meses de idade, sendo que os animais primovacinados (nunca antes vacinados), deverão receber uma dose de reforço 30 dias após a primeira dose, posteriormente a revacinação deve ser anual.
Destacamos a importância do custo da vacina em relação ao custo dos animais e o custo benefício no investimento na prevenção da raiva.
Também é importante informar que a vacina anti-rábica é elaborada com diluente aquoso e, portanto não provoca abcessos nem febre nos animais desde que administrada sob condições adequadas de higiene.
Caso haja abrigos de morcegos em sua propriedade, não destruí-los e nunca tentar capturar ou manipular morcegos.
No caso de suspeita da presença de morcegos ou de encontrar morcegos mortos o produtor deve procurar imediatamente a Adapar.
Contate a Adapar para dúvidas ou notificação de animais suspeitos:
ADAPAR CORBELIA telefone: (45) 3242-2216, Rua margarida, 603,
ADAPAR CASCAVEL Telefones: (45),2101-4900 Rua Antonina, n. 974, Bairro São Cristóvão
Fonte:Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade