CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Corbélia

Primeiro caso de dengue é registrado em Corbélia

Primeiro caso de dengue é registrado em Corbélia

No final de novembro tivemos uma notificação da rede de saúde de assistência do município em um possível caso de Dengue. Ao fazermos a investigação foi descoberto que a pessoa tinha recém chegado de uma viagem da Bolívia, o que mobilizou a equipe de campo para fazer o que chamamos de Raio - Procedimento de campo no qual é traçado um raio de 300 metros da residência da pessoa suspeita e eliminado todos os focos de mosquito, evitando que haja a reprodução de mosquitos infectados iniciando uma epidemia. Neste final de ano haverá equipe de agentes de endemia de plantão para realizar raios em pacientes que estiverem com suspeita de Dengue, e em caso de aumento repentino haverá a convocação da equipe completa. 
Nossa maior preocupação é que neste fim de ano há vários fatores que podem agravar o aumento da doença em nosso município, como: Excesso de chuvas, aumento do calor, aumento de migração de pessoas por causa dos eventos festivos (visita de parentes em nossa cidade ou visita em locais de epidemia), inverno pouco rigoroso (pico de epidemia em cidades vizinhas no meio do inverno), cidade próxima já em epidemia com registro de mortes e etc. 
Por isso é muito importante que todos façam sua parte cuidado do seu próprio lote, eliminando qualquer recipiente que possa acumular água, inclusive calhas e plantas no jardim e apresentando qualquer sintoma de dengue (febre alta, dores pelo corpo, dores nos olhos e manchas vermelha pelo corpo) procurar imediatamente o pronto atendimento do nosso município. Caso procure médicos e laboratórios particulares pedimos o favor de avisar o posto de atendimento central para que seja realizado a notificação e as equipes de campo possam realizar trabalho que ajuda a evitar que outros familiares e vizinhos sejam também infectados.

Fonte: PortalCorbelia

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade