Corbélia está na 20ª colocação a nível estadual e 70ª a nível nacional pelo índice FIRJAN de Gestão Fiscal
De acordo com os dados divulgados pelo Índice FIRJAN, Corbélia de uma forma geral, está acima do nível nos indicadores avaliados
O Índice Firjan de Gestão Fiscal -IFGF avalia os resultados fiscais oficiais, que são declarados pelas prefeituras anualmente, incluindo, o IFGF Gastos Pessoais que representa quanto os municípios gastam com pagamento de pessoal em relação ao total da Receita Corrente Líquida, o IFGF Investimentos que mede a parcela da Receita Total dos municípios destinada aos investimentos, o IFGF Liquidez que irá verificar a relação entre o total de restos a pagar acumulados no ano e os recursos em caixa disponíveis para cobri-los no ano seguinte e o IFGF Autonomia que analisa a relação entre as receitas oriundas da atividade econômica do município e os custos para financiar sua existência.
Para avaliar o desenvolvimento de cada município em relação aos indicadores, o Firjan utiliza de uma leitura bem simples, o índice varia de 0 (mínimo) a 1 ponto (máximo) para classificar o nível de cada localidade em quatro categorias: Gestão Crítica (de 0 a 0,4), Gestão em Dificuldade (0,4 a 0,6), Boa Gestão (de 0,6 a 0,8) e Gestão de Excelência (0,8 a 1) desenvolvimento. Ou seja, quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento da localidade.
Analisando os dados de Corbélia no ano de 2018, o resultado no desenvolvimento do município está em alta, ultrapassando a média 0,8 estipulada pelo IFGF como gestão de excelência.
Foram mais de 5 mil municípios analisados e com base em dados oficiais de 2018 não a dúvidas de que existem problemas de gestão fiscal além de alta rigidez do orçamento, o que dificulta um planejamento eficiente e penaliza investimentos.
Apesar de haver problemas em uma boa parte dos municípios, um acompanhamento anual foi realizado desde 2013 a 2018, e até o ano de 2017, Corbélia estava apenas com uma pontuação 0,6 considerada uma boa gestão, mas aumentou no ano passado chegando à uma pontuação aproximada de 0,9, o que indica que a gestão fiscal de Corbélia está próxima a pontuação máxima de desenvolvimento.
Além disso, o município se encontra em septuagésimo lugar no ranking nacional dentre os mais de 5 mil municípios avaliados e está em vigésima colocação entre as 382 cidades analisadas em nível estadual.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade