CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Corbélia

Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento sobre caso de Meningite diagnosticado hoje

Aluna da Escola 1º de Maio foi diagnosticada com Meningite do tipo VIRAL na manhã desta segunda-feira

Secretaria de Saúde emite nota de esclarecimento sobre caso de Meningite diagnosticado hoje
Com relação ao caso da aluna do 2º ano da escola 1º de Maio, que foi diagnosticada com Meningite do tipo VIRAL na manhã desta segunda-feira, o Setor de Vigilância em Saúde e a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia, vem mui respeitosamente por meio deste ESCLARECER:

As meningites virais têm distribuição universal, ou seja, todas as crianças são suscetíveis, de acordo com o sistema imunológico de cada um. Podem ocorrer casos isolados e surtos. A frequência de casos se eleva nos meses do outono e da primavera. 

A transmissão do vírus pode ser por via fecal-oral ou por via respiratória, dependendo o tipo do vírus. O Período de Transmissibilidade se dá por meio da eliminação nas fezes por diversas semanas e pelas vias aéreas superiores por períodos que variam de 10 a 15 dias. As crianças constituem o grupo mais vulnerável às infecções causadas pelos enterovírus. Os sintomas mais frequentes são: febre, mal-estar geral, náusea e dor abdominal na fase inicial do quadro, seguidas, após cerca de 1 a 2 dias, de sinais de irritação meníngea, com rigidez de nuca geralmente acompanhada de vômitos. Em geral, nos casos de meningite viral não há complicações, a não ser que o indivíduo seja portador de alguma imunodeficiência. 

As medidas de PREVENÇÃO MAIS IMPORTANTES são as mesmas de qualquer outra infecção viral, dentre as quais, destacam-se:
• Manter o ambiente bem arejado com circulação de ar;
• NÃO compartilhar copos, garrafas de água e talheres entre as crianças;
• INSTITUIR ROTINA DE LAVAGEM DAS MÃOS após usar o banheiro e antes das refeições.
• Incentivar boa alimentação e prática de esportes das crianças, visando o fortalecimento do sistema imunológico de todas as crianças;
• Manter todas as vacinas em dia.

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia, se coloca à disposição para eventuais dúvidas, pelos telefones: 3242-2954 ou 3242-3243.

Atenciosamente,

Cleide Teresinha dos Santos Messias
Secretária de Saúde

Daiane Palharini Frana
Enfermeira - Vigilância Epidemiológica Fonte: Assessoria de Comunicação

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade