O Ministério da Saúde publica nos próximos dias a portaria que qualifica o Consamu como um serviço de atendimento móvel de urgência credenciado ao Governo Federal. O documento serve para autorizar o repasse mensal de R$ 673,3 mil. A primeira parcela deve ser depositada até o dia 09 de outubro no caixa do Consórcio. O dinheiro representa um marco na continuidade do sistema que ameaçava interromper o atendimento por falta de recursos.
A liberação foi articulada por intermédio do deputado Federal, Zeca Dirceu. Ele participou de audiências com o então ministro da Saúde, Arthur Chioro, em Brasília. Zeca comemorou a autorização. Disse que os recursos, liberados pelo Ministério da Saúde, garantem a continuidade do serviço. Em audiência com o deputado, o ex-ministro Chioro já havia manifestado interesse em ampliar a verba para o serviço. “Incentivei a implantação do Samu e sei da importância do serviço”, disse na ocasião.
O Consamu atende 43 municípios consorciados realizando ações e serviços nas áreas de regulação de urgências, transporte de pacientes e atendimentos pré-hospitalares móveis. O repasse foi autorizado pelo Ministério da Saúde para atender a região Oeste em razão das 19 Unidades de Suporte Básico e três Unidades de Suporte Avançado. Elas estão localizadas em 16 bases descentralizadas, incluindo o município sede, que é Cascavel.
Compartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade