Na manhã desta quinta-feira (17) o prefeito de Corbélia Ivanor Bernardi, juntamente com Prefeitos e Prefeitas, associados na AMOP (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná) participaram de assembleia geral extraordinária que decidiu pela adoção de uma série de medidas para conter a crise e mostrar o descontentamento dos entes públicos quanto à queda nos repasses dos quais os municípios têm direito.
A indignação, é principalmente em relação as sucessivas quedas no volume de recursos que a União repassa aos Municípios, só no caso do FPM (Fundo de Participação dos Municípios) a perda acumula em 2015 já e de 3,92% em termos reais.
As prefeituras estão gastando 30% da arrecadação com despesas de saúde ao passo que a obrigação é de 15%. Na educação os Municípios comprometem 30% de sua receita 5% a mais do que o dever imposto pela legislação. Na reunião os 33 Prefeitos presentes votaram a favor a adesão da paralização de segunda-feira (21), quando as prefeituras deverão permanecer fechadas.
Ao mesmo tempo a AMOP está incentivando os municípios associados a promoverem manifestações junto às suas populações para que as pessoas tenham conhecimento da realidade de penúria por eles enfrentada. O Prefeito ivanor disse que apoia a manifestação porem os atendimentos básicos serão feitos normalmente em nosso município.
Fonte: Município de Corbélia
Compartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade