O clima seco dos últimos dias está favorecendo a colheita de milho safrinha. Com as altas temperaturas os produtores estão entrando nas lavouras, logo ao amanhecer, e seguindo até altas horas. O objetivo é tentar acelerar o processo para evitar que outra chuvarada possa atrapalhar a colheita. A Secretaria Estadual da Agricultura e do Abastecimento (Seab) publicou nota informando que no Oeste paranaense metade das lavouras, foi colhida. A região possui cerca de 700 mil hectares ocupados com milho e a previsão é de colher 4,7 milhões de toneladas.
O administrador do Deral, Edmar Gervásio, observou que a produtividade do milho é boa e está acima do esperado. Lembrou que na primeira quinzena de julho as chuvas fortes deixaram os produtores apreensivos, mas, segundo ele, até agora não foi constatada nenhuma quebra na produtividade. Disse que tão prejudicial quanto as fortes chuvas, foi o impedimento de entrar nas lavouras para fazer os tratos culturais.
O mercado de milho vem reagindo bem para o produtor. Em julho teve alta de 14%, sendo comercializado a R$ 21,00 a saca com 60 quilos. Esta valorização está relacionada a uma quebra de safra americana que poderá ocasionar queda nos estoques internacionais do produto. Entre os operadores das bolsas de Cerais, a recomendação é para que o produtor faça a comercialização de forma escalonada para evitar prejuízos.
Fonte: ABC News
Compartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade