Recomeça greve dos professores no Paraná
Na região de Cascavel aproximadamente 50 mil ficam sem aulas
Professores da rede estadual de ensino estão em greve por tempo indeterminado. A paralisação atinge 950 mil estudantes dos colégios públicos do Paraná. Na região são aproximadamente 50 mil alunos atingidos.
É a segunda greve da categoria realizada em 2015. O ano letivo começou com um mês de atraso no dia 12 de março.
A decisão de retomar as mobilizações foi tomada no último sábado durante assembleia da categoria em Londrina. O principal motivo dos professores retomarem a greve é o projeto de lei do executivo que será votado nesta semana que prevê mudanças na previdência social do estado.
Nesta segunda-feira (27) quem foi à aula recebeu orientação na porta das escolas. Os professores explicaram aos pais e alunos os motivos da greve.
Além disso, o sindicato vai encaminhar ao governo outras reivindicações, como reajuste no piso salarial de 13,01%, novo modelo para o plano de saúde e realização de concurso público.
Em nota, o governo do Estado lamentou a decisão dos professores do Paraná e afirmou que os acordos da categoria estão sendo cumpridos. As faltas a partir desta segunda-feira (27) serão descontadas em folha de pagamento.
A Procuradoria Geral do Estado ingressou com medidas judiciais para decretar a greve ilegal e abusiva. Além disso, o governo afirma projeto de lei 252/2015, que trata da revisão do plano de custeio do Regime Próprio de Previdência Social do Estado do Paraná, foi amplamente debatido durante cinquenta dias.
Fonte: Catve.com
Compartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade