CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Projeto sobre plantão de farmácia rende polêmica, mas vai à votação

Projeto sobre plantão de farmácia rende polêmica, mas vai à votação
Rendeu bastante polêmica o projeto de lei de autoria do vereador Maico Aldebrand, o Xuxão, estabelecendo horários para o funcionamento das farmácias de Corbélia. Na Câmara de Vereadores, depois de muita discussão, o projeto foi aprovado por unanimidade, em primeiro turno, na segunda-feira (16), mas deve receber emendas antes de ser votado em segundo turno. Nas redes sociais o assunto gerou os mais diversos comentários ao longo da semana.

Os internautas que acompanharam a matéria publicada pelo Jornal ABC, na edição do dia 15 de março, se mostraram com posições bastante antagônicas. Para alguns, a elaboração da lei demonstra uma espécie de ingerência, inoportuna, do Legislativo em assuntos da iniciativa privada. Outros, afirmam que a lei precisa fazer com que os estabelecimentos de plantão funcionem durante as madrugadas.

No projeto que foi aprovado, os plantões funcionam até às 23 horas e, entre os próprios vereadores, há os que defendem que as farmácias de plantão devem dar expediente de forma ininterrupta. Os que são favoráveis aos plantões da madrugada afirmam que nessas horas, a população mais precisa de atendimento. Alguns contam que sempre que precisam batem em portas fechadas e alguns são obrigados a viajar até Cascavel em busca dos remédios.

A vereadora, Guiomar Jandrey (PSDB), chegou a sugerir que os estabelecimentos plantonistas fechem durante a madrugada, mas mantenham telefones disponíveis para que a população possa ser atendida em caso de necessidade. Maico Aldebrandt, autor do projeto, disse ter conversado com os empresários e conta que a lei apenas vai regularizar uma situação que na prática já funciona já muitos anos.

O que ele tentou fazer é amparar o segmento na legislação do município. Disse também, que não estabeleceu a necessidade de funcionamento durante as madrugadas porque foi convencido de que a abertura das farmácias nesses horários representa riscos na segurança e prejuízos financeiros por causa do baixo movimento neste período.

Nei Pauvels, líder da bancada do governo, chegou a pedir vistas para que o projeto fosse mais discutido com a comunidade, porém mudou de opinião concordou que o documento fosse votado naquele dia. Votou favorável e disse que vai esperar até segunda-feira (23) para se manifestar. Está

propenso a pedir vistas, mas aguarda a posição da direção da Casa sobre a conversa com os empresários para definir uma posição.

Na quarta-feira (18) o vereador Xuxão publicou um esclarecimento no Facebook. Afirmou que está aberto ao diálogo e que as opiniões fortalecem a proposta para que ele continue buscando melhorias. O presidente, Dangelles Decki, marcou para esta segunda-feira (23), às 17 horas, no plenário da Câmara, uma reunião com os empresários do setor. Ele quer discutir melhor o projeto antes de ser votado em segundo turno. Fonte: ABC News / PortalCorbelia

Compartilhe a notícia

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade