No primeiro semestre do ano passado, foi desenvolvido um curso de recuperação de minas para agricultores interessados em aprender novas técnicas de cuidados com as nascentes de água localizadas em nosso município. O curso foi realizado pela Emater e Prefeitura de Corbélia através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Departamento de Agricultura e Meio Ambiente), e contou com a parceria da Coopavel, e Secretaria de Viação, Obras e Urbanismo. Neste curso os alunos foram contemplados com aulas práticas no campo.
Entre as propostas das aulas foi destaque a criação de um grupo gestor, que teve como objetivo formar agricultores multiplicadores das técnicas voltadas a proteção de mananciais contra a contaminação gerada pelas atividades humanas. Entre as técnicas ensinadas teve ênfase: o manejo correto do solo e água, e a recuperação de nascentes.
No mês de junho foi a vez dos ex-alunos do curso recuperarem uma nascente na comunidade do Vasquinho, onde os alunos colocaram em prática no campo. “A recuperação da nascente no Vasquinho foi um sucesso”, pontuou a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lurdes Staffen. “Estamos em busca de conseguir nossa meta proposta no ano passado de recuperar 10 nascentes em um ano”, completou a secretária.
Compartilhe a notícia
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade