CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Autoridades de Corbélia discutem sobre o plano municipal de saneamento básico

Na última quarta-feira (02) foi realizado nas dependências da ACICORB (Associação Comercial e Industrial de Corbélia) uma primeira reunião para tratar do assunto sobre o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) em parceria com a Funasa (Fundação Nacional da Saúde). O PMSB exige um estudo completo, que irá se estender até o final do ano, e discutirá os quatro componentes do setor de saneamento – abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, e manejo de resíduos sólidos e de águas pluviais.

As autoridades do município planejam lançar um plano com duração de 20 anos para a cidade de Corbélia, sendo este passando por revisões a cada quatro anos para corrigir futuros problemas, e se manter atualizado. Quando o plano estiver pronto, e aprovado, o mesmo se transformará em lei, sendo então uma política do Governo.

O Engenheiro Ambiental Rodrigo Becker Miranda, esclareceu que o PMSB é um estudo, e um diagnóstico do município de Corbélia, “realizamos um conjunto de estudos do município de Corbélia, e nele levantamos os problemas a serem solucionados com a implantação deste plano” declarou o Engenheiro. E contou como será o procedimento nesse início de estudo do plano. “Mensalmente serão entregues relatórios dos trabalhos feitos pelos comitês, que serão divididos em setores, já estabelecidos”, finalizou.

Os setores pré-definidos são - Setor A: Distrito de Ouro Verde do Piquiri, comunidades rurais do trevo de Nova Aurora e ponte do Piquiri.
Setor B: Distrito de Nossa Senhora da Penha e comunidades rurais de linha Garibaldi e Vasquinho.
Setor C: Comunidades rurais; Campininha, Vila Rural, Barra Bonita, Samambaial, Bosque São Cristóvão, São Bento, Planalto Piquiri, São Roque, santa Rosa, São Pedro, Carlitão, Colônia Nova e Rancho Mundo.
Setor D: Sede com todos os bairros com localizados a nordeste da cidade (Limite inferior da Avenida Santa Catarina/Paraná).
Setor E: Sede com todos os bairros localizados a sudoeste da cidade (Limite superior da Avenida Santa Catarina/Paraná).

Presente na reunião, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Lurdes Staffen, agradeceu a presença de todos na reunião, e ressaltou a importância da participação da sociedade no processo da elaboração deste plano, “Contamos com o apoio da população para discutirmos e elaborarmos o melhor para a nossa cidade, não vamos chegar com um plano pronto e simplesmente colocar em execução, esperamos elaborar esse plano junto com os munícipes” destacou a secretária.

A reunião contou com a presença de dois representantes do Ministério público, a Juíza Claudia Spinassi e do Promotor Roberto Galvão Faleiros Junior, dos secretários Darci Coraça (Fazenda) representando o prefeito Ivanor Bernardi Bernardi, Nilson de Oliveira (Chefe de Gabinete), Lurdes Staffen (Desenvolvimento Econômico), Gilberto de Souza (Viação e Obras), os Vereadores Edson Barella, Guiomar Jandrey, Nivaldo Glaba e Nei Paulves, e lideranças de todas as Comunidades do Interior, Distritos e da sede. Fonte: Municpio de Corbélia

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade