Agentes de endemias do município de Corbélia realizaram um arrastão contra o mosquito da dengue. O objetivo foi o de eliminar os criadouros naturais do mosquito Aedes aegypti, principalmente nos locais de má formação nos troncos das árvores localizados nas praças e calçadas da cidade.
Para a coordenadora da Vigilância Ambiental de Corbélia, Franciele Gheno, além desse objetivo geral também foram discutidos e colocados em prática alguns objetivos específicos, como sensibilizar as pessoas em relação à redução dos criadores naturais do mosquito, melhorar o espaço de lazer nas praças e vias públicas e plantar mudas de orquídeas nas praças. Com essas práticas, é possível diminuir o índice de infestação do mosquito da dengue no município.
Além do arrastão para eliminar possíveis criadouros na cidade, uma equipe foi designada para orientar e incentivar a população no combate contra o mosquito da dengue. “A ideia foi de passar orientação, para evitar uma possível epidemia que já atingiu vários municípios vizinhos”, disse a coordenadora Franciele Gheno.
A coordenadora dos trabalhos também explicou como surgiu o projeto. “É resultado de um diagnóstico elaborado pela equipe de Vigilância Ambiental junto com a equipe de combate as endemias. Elas verificaram que nas praças do nosso município existiam muitas árvores que poderiam estar acumulando água em seus troncos. Nesses locais ficou decidido que serão plantadas mudas de flores para evitar que o acúmulo de água volte a acontecer”, diz Franciele.
A secretária de Saúde de Corbélia, Sueli Seidel, informa que os agentes de endemias seguem com as visitas nas casas dos munícipes. E continuam a solicitar a colaboração de todos moradores para que não deixem água parada em seus quintais
Fonte: OParaná
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade