A juíza de Direito da Comarca de Corbélia, Dra. Filomar Helena Perosa Carezia, inaugurou na sexta-feira (20) o Fórum Eleitoral da 126° Zona, sediado no município, que ocupava, em caráter temporário, uma sala do Fórum da Justiça Comum.
O Fórum Eleitoral recebeu o nome do desembargador Alceu Martins Ricci e atenderá os eleitores de Corbélia, Cafelândia, Braganey, Anahy e Iguatu.
A soma de esforços de vários segmentos, tornou o sonho em realidade. A construção do Fórum Eleitoral foi viabilizada através de uma emenda parlamentar do deputado Federal Fernando Giacobo. A Prefeitura de Corbélia doou o terreno e o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) foi responsável pela licitação e contratação da empresa para edificação da obra, que ficou sob a responsabilidade da IR Reolon Construtora Ltda., que se revelou extremamente eficiente, realizando a construção com qualidade em um curto espaço de tempo.
TRÊS MÓDULOS
O Fórum Eleitoral desembargador Alceu Martins Ricci atenderá a população das 12 às 18 horas e está dividido em três módulos: área administrativa com salas para o cartório eleitoral, juiz, conferência de títulos, audiência, além de instalações sanitárias e copa; depósito de urnas, que é uma área com capacidade para armazenamento das urnas dos municípios da Comarca de Corbélia, bem como instalações para realizar os procedimentos de carga e manutenção das urnas eletrônicas e a central de atendimento ao eleitor, destinada a receber os eleitores com conforto e agilidade, que conta com uma ampla área, extremamente iluminada e arejada, com assentos e guichês de atendimento, sendo um preferencial para deficientes, gestantes e idosos.
DEPOIMENTOS
Segundo a juíza Dra. Filomar Helena Perosa Carezia, trata-se de uma obra de vulto, bonita e altamente funcional, pois há muito tempo existia a necessidade de mudança, por que o Fórum da Justiça é pequeno e o Cartório Eleitoral não oferecia acomodação adequada para atender o público. "Não havia espaço e nem cadeiras suficientes para acomodar os eleitores da Comarca. Em época de renovação de título, a população ficava do lado de fora, pois não havia lugar para que pudessem ser atendidos com conforto. Além do que, o juizado especial da Vara Cível, que agora ocupará o lugar do antigo cartório, trabalhava na sala de audiências por causa da falta de espaço", ressaltou.
Para a promotora de Justiça, Dra. Claudia Tonetti Biazus, a instalação do Fórum Eleitoral em Corbélia, vem facilitar o trabalho do Judiciário. "É uma conquista para a Comarca, um espaço físico adequado para atender os eleitores. A nossa Comarca é extremamente numerosa tanto em eleitores, quanto em número de processos. A nova obra, só vem facilitar os trabalhos e nos proporcionar uma prestação jurisdicional à população".
De acordo com as palavras do juiz Membro do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Dr. Munir Abagge, é uma grande satisfação para a Justiça Eleitoral, por intermédio do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, entregar o moderno edifício que abrigará o Fórum Eleitoral. "O emprenho das autoridades municipais foi decisivo para a concretização da obra. Merece capítulo todo especial o agradecimento devido ao prefeito Eliezer Fontana e sua equipe de secretários e a Câmara de Vereadores, que não pouparam esforços no auxílio ao Tribunal Eleitoral para a consecução desta empreitada. O Executivo, com a anuência e empenho do Legislativo doou o terreno destinado à construção das instalações, auxiliou na terraplanagem que se fazia necessária, promoveu a respectiva regularização da área, mais que adequada e bem localizada", salientou Dr. Munir Abagge, elogiando ainda a postura do prefeito Eliezer Fontana na condução dos trabalhos frente ao município. "Ninguém mais do que o prefeito Eliezer Fontana é merecedor dos louros pelo resultado final. A conduta da Prefeitura de Corbélia perante o Tribunal Eleitoral me faz alimentar a confiança que o prefeito tem utilizado sua capacidade de realização em benefício da população".
Se a satisfação é grande para o Tribunal Regional Eleitoral, o mesmo vale para os representantes locais. Na opinião do prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, a concretização desta realidade é um grande feito. De acordo com o prefeito, a prefeitura empreendeu todos os esforços para que o projeto fosse realizado. "Tivemos o maior prazer em doar o terreno para uma iniciativa de tão grande valia, vindo de uma instituição tão respeitada e atuante. Você sabe quem é o homem quando você sabe onde ele mora. A Justiça Eleitoral, aqui em Corbélia, sabe agora onde mora", ressaltou.
De acordo com o vice-prefeito Jair Fontana, com a inauguração e modernização do Fórum Eleitoral quem ganha é a comunidade. "Agora as atividades, que, aliás, são desenvolvidas com competência e determinação, tanto em período eleitoral, quanto no atendimento ao público, com toda certeza irá ser muito mais eficiente", destacou.
Para Joseney Vicente, prefeito de Braganey, que pertence a Comarca de Corbélia, os servidores da Justiça Eleitoral passam a ter melhores condições para o desempenho das próprias atividades. "As instalações modernas e confortáveis servirão para dar à população um atendimento célere e efetivo, dessa forma, ganhamos agilidade, eficácia, segurança e conforto".
Segundo o deputado estadual Nereu Moura, quando se tem a própria casa o trabalho é mais dignificante. "Agora a 126º Zona tem a sua casa, os eleitores não se dirigem mais ao prédio do Fórum da Justiça Comum, poderão ser atendidos com agilidade e conforto nas novas instalações do Fórum Eleitoral, quem ganha com o novo empreendimento é o povo, que terá mais agilidade nos serviços. São poucas as cidades no Paraná que tem um Fórum Eleitoral. Corbélia uma cidade de médio porte está tendo um avanço significativo, mostrando que o desenvolvimento do município é constante e que tem gente que sabe administrar e construir".
O deputado federal Fernando Giacobo, responsável pela emenda parlamentar que viabilizou a construção do Fórum Eleitoral, garantiu tratar-se de um momento importante para a Comarca de Corbélia e afirmou ter ficado feliz em poder colaborar para que a obra fosse executada. "Proporcionar ao eleitor um melhor atendimento, é uma questão de cidadania. É um belo trabalho do Tribunal Eleitoral, juntamente aos parlamentares que desenvolvem as emendas, pois sem elas esses fóruns não seriam viabilizados. Sou paranaense e não faço mais que a minha obrigação em apoiar todo e qualquer projeto que visa o desenvolvimento da região".
Fonte: http://www.corbelia.pr.gov.brPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade