Seguindo as exigências e o cronograma do calendário estadual de Conferências de Assistência Social, com o propósito de discutir temas de relevância social, a Prefeitura de Corbélia realizou na quarta-feira (05), no Centro Cultural Vereador José Rubim, a VII Conferência Municipal de Assistência Social.
Com a participação de líderes corbelienses ? entidades, funcionários do setor e usuários, a palestrante Luzia Aguiar Soares, assistente social e coordenadora do Serviço de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cascavel debateu o tema da Conferência: "Participação e Controle Social no Sistema Único de Assistência Social ? SUAS".
O evento, organizado pelo Conselho Municipal de Assistência Social de Corbélia, é uma preparação para a etapa estadual da discussão, que tem a função principal de avaliar a assistência social sob o ponto de vista do Sistema Único da Assistência Social (SUAS) e definir diretrizes para o desenvolvimento do trabalho no município. A reunião é também um ponto de partida para a troca de experiências a respeito do trabalho realizado no município.
Durante a realização da Conferência foram escolhidos representantes da sociedade civil e governamental, dentre os quais elegeu-se delegados que serão capacitados para a VIII Conferência Regional de Assistência Social, que será realizada nos dias 27 e 28 de agosto em Cascavel. Na oportunidade, foi realizada também a eleição dos Conselheiros da Sociedade Civil e a indicação do governo municipal dos Conselheiros Governamentais para compor o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), para o biênio de 2009/2011.
O CMAS ficou composto pelos seguintes membros: Secretária de Assistência Social: Lizmari Fontana e Carla D. Hammer; Secretaria de Saúde: Maria Inês Tavella e Leila Badan; Secretaria de Educação: Márcia Lengler e César Leandro Drehmer; Entidades de Assistência Social: Erica Gonçalves Kummer e Lucélia Dal Maso Breda; Usuários da Assistência Social: Celita Inês Bankow e Odete Gamba da Silva e Trabalhadores do Setor: Angela Favretto e Silvana Auache.
Segundo a primeira-dama e secretária de Assistência Social, Lizmari Fontana, a realização da Conferência foi importante porque proporcionou um momento em que toda a sociedade civil se fez ouvir, dando sua contribuição direta para definir as novas diretrizes do SUAS. "É um dia especial de trabalho onde reunimos entidades, usuários e funcionários do setor para discutir as políticas sociais e não mais o assistencialismo, pois estamos buscando através dos cursos promovidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a geração de emprego e renda para as pessoas menos favorecidas".
Fonte: http://www.corbelia.pr.gov.brPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade