CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Perdas com as geadas preocupam técnicos e agricultores

Técnicos de cooperativas e de empresas que atuam no setor agrícola em Corbélia, estiveram reunidos na manhã de ontem com a chefia do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento (Seab) para traçar um diagnóstico das perdas nas lavouras de milho safrinha e de trigo em função das últimas geadas. E o dignóstico não é nada bom. De acordo com os técnicos as perdas foram grandes. Eles avaliaram que na cultura do trigo ainda não é possível estabelecer um percentual de perdes exato em função do comportamento do clima nos próximos dias.
Os técnicos avaliam que, tanto na cultura do milho quanto na cultura do trigo é impossível estabelecer perdas antes de 10 dias após a ocorrência das geadas. Caso haja chuvas nos próximos dias, as perdas podem ser maior, avaliam os técnicos. Mesmo assim os técnicos chegaram à conclusão que na cultura do milho safrinha, por exemplo, 30% da safra foi perdida, mas que as perdas totais devem passar de 45% em relação ao potencial inicial de produção.
Uma grande preocupação demonstrada pelos técnicos, diz respeito à cultura do trigo. As estimativas são de que cerca de 50% das lavouras de Corbélia estão na fase de floração e frutificação, que é considerada a fase mais sensível da cultura para baixas temperaturas. Para a cultura do trigo, os técnicos solicitaram ao Deral um prazo até segunda-feira para fazer uma avaliação mais precisa. O percentual de perdas vai depender das condições climáticas. Caso haja chuvas as perdas serão maiores do que sem chuvas. Na terça-feira, o Deral deverá divulgar uma estimativa de perdas para toda a região.

FONTE: http://www.corbelia.prg.gov.br/site/print.php?id=30

Fonte:

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade