Para ele, procurar uma atividade prazerosa é muito importante, pois a pessoa adquire o hábito de se exercitar fazendo o que gosta. “É por isso que procuramos desenvolver atividades diferenciadas, que saem da rotina”, afirmou Gabriel.
Entretanto, de acordo com o personal treiner, com a chegada do frio, muitas pessoas se trancam em casa e abandonam temporariamente a prática de atividades físicas e, para ele, esse não é um hábito sadio. “Quando a pessoa volta à prática esportiva, tenta impor um ritmo mais forte, a que o organismo não está acostumado e isso pode ser prejudicial para qualquer idade, porque podem acorrer problemas nas articulações e nos joelhos”, alertou Gabriel.
Segundo Gabriel, estudos apontam que seria ideal praticar exercícios cinco vezes por semana. “A musculação é a mais indicada para todas as idades, pois não é de impacto. É uma forma de calcificar e fortalecer os ossos”, disse o personal treiner. Para ele, todo exercício físico deve ser feito de maneira consciente, respeitando os limites do corpo de cada um, pois todo excesso é prejudicial.
CUIDADOS
Para ele, cada um deve conhecer os limites do seu corpo e não abusar na quantidade de cargas nos exercícios e nem no número de repetições. “Esses cuidades devem ser tomados, principalmente, nos primeiros dias da prática esportiva até que o organismo comece a reagir a esse estímulo”, destacou Gabriel.
Antes e depois de praticar qualquer exercício físico, é recomendado alongar o corpo. “No início, o alongamento serve mais para aquecer a musculatura e, após a prática, para relaxar os músculos, sentir menos dores”, lembrou o personal treiner.
RECOMENDAÇÕES
Para o cardiologista José Fernando Machado os cuidados com a prática de exercícios físicos são diferentes de acordo com a idade. “Pessoas acima dos 35 anos, devem passar por uma avaliação cardiológica e, dependendo do resultado, submeter-se ao teste de esforço”, destacou o cardiologista.
Para o médico, a atividade por si só já ajuda a tratar algumas patologias, como a hipertensão e a diabetes. “A prática de exercício física, aliada a uma alimentação saudável, ajudam a equilibrar o organismo”, afirmou José Fernando.
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade