Os produtores de trigo da região estão satisfeitos quanto ao desenvolvimento do grão. De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral) da Seab, o trigo em desenvolvimento é o melhor registrado nos últimos 10 anos. O grão foi plantado em 75.300 hectares em 28 municípios da região.
Para o técnico do Deral, Jovelino Pértile, as condições climáticas tem colaborado. "O clima seco e frio é extremamente importante para o crescimento da planta. Além disso, há uma variedade de grãos que é resistente à infestação de doenças", explica.
Porém, Pértile avisa que ainda não é tempo para comemorar. "O trigo é uma planta muito sensível e se houver uma geada, o grão pode sofrer as conseqüências disso. Como as folhas estão ficando secas também, é preciso que chova nos próximos dias para que tudo continue como está", afirma.
O produtor Eliceu Piana plantou 250 hectares de trigo em abril. A planta está em fase de frutificação e ele está satisfeito com o desenvolvimento. "Se tudo continuar como está e o tempo colaborar, espero colher 120 sacas de trigo por alqueire".
Para a região, a previsão é de que sejam colhidas 181.685 toneladas do grão. Agora 20% da plantação está em fase de desenvolvimento vegetativo, 50% em fase de floração e 30% em fase de frutificação.
Fonte:
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade