CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Avicorby marca início das atividades de produção

Avicorby marca início das atividades de produção
A reinauguração da estrutura física da Associação dos Produtores de Ovos de Corbélia (Avicorby), realizada na sexta-feira (15), marca o início das operações da unidade de limpeza, classificação e embalagem de ovos. A criação da associação foi uma parceria dos produtores locais, prefeitura municipal, Conselho de Desenvolvimento Rural, Emater e Secretaria de Agricultura de Abastecimento (Seab). A capacidade de produção da unidade será de, aproximadamente, 8.200 dúzias de ovos.

Com investimentos de linhas de crédito, governo Estadual e Municipal, a estruturação da Avicorb demorou a ser concluída. "A formação da Avicorb teve início no ano de 1998. O processo de estruturação da unidade foi demorado, mas a partir de agora a produção será iniciada com todo aparto de máquina e mão de obra", disse o chefe da Emater de Corbélia, Marco Antônio Abreu de Andrade.

Segundo a presidenta da Avicorb, Claidecir Mietzeltin Barbosa, inicialmente a linha de produção da unidade deverá funcionar três vezes por semana. "O prédio vai ficar em funcionamento o dia todo. Teremos um funcionário que será responsável pela parte administrativa da associação, que vai gerenciar todo o processo de produção e comercialização dos ovos. A parte da linha de produção ficará por conta de uma equipe composta por integrantes das famílias que fazem parte da associação. Faremos um trabalho conjunto", explicou Claidecir. A matéria-prima da Avicorb será oriunda das granjas dos atuais quatro sócios da associação. "Futuramente, quando a Avicorb estiver funcionando a todo vapor, vamos abrir a possibilidade de outros agricultores do município fazerem parte da associação", ressaltou Claidecir.

Dentro do processo de estruturação da Avicorb, o papel que a Emater desenvolve está ligado à parte técnica da linha de produção. "Na primeira etapa de formação da Avicorb, trabalhamos a parte de organização da produção e beneficiamento dos ovos, legalizamos a associação dentro da lei que rege a agricultura familiar, como a licença sanitária e ambiental, para que assim possa haver a comercialização dos ovos em todo o Estado", explicou Marco. Para Claidecir, quando houve a possibilidade de se formar uma associação dos agricultores, abriu-se também a oportunidade de expandir o mercado de fornecimento de ovos. "Com a associação, poderemos trabalhar dentro da legalidade, com mais segurança na hora de comercializar nosso produto", salientou.

Antes do início da produção para a comercialização dos ovos, os agricultores passaram por treinamentos, fornecidos pela Emater. "Antes de termos iniciado o processo de beneficiamento dos ovos, trabalhamos com os produtores a parte de implantação do sistema de gestão, porque eles não tinham o conhecimento de como funciona o trabalho em conjunto. O que eles sabiam era somente a parte de produção. Então, ainda estamos trabalhando dentro de três principais ações, que são gestão, produção e comercialização, e todo esse processo começa dentro da granja", explicou Marco.

Segundo Marco, a iniciativa de se criar uma associação partiu dos próprios produtores, porém, o início de formação da Avicorb teve um pouco de relutância por parte dos associados. "Quando começou-se a falar da parte burocrática e investimentos, alguns ficaram com receio de começar a associação. Depois que eles entenderam que, trabalhando juntos, a possibilidade de crescimento se tornou muito maior, comparada ao modo de fornecimento de seus produtos a outras pessoas, pois não era possível saber que o lucro que tinham era o correto em relação ao que o mercado apontava. Agora, com a associação, eles podem ter o conhecimento de todo o processo, dos custos e dos lucros que podem obter com a venda de ovos", disse Marco.

Para o vice-prefeito de Corbélia, Jair Luiz Fontana, com a criação a Avicorb, os produtores locais poderão ter a chance de expandir a produção e gerar empregos. "Com a estrutura que tem a Avicob, os produtores poderão fornecer para o mercado os produtos dentro das exigências de consumo e, com isso, também estarão trabalhando dentro da legalidade, podendo aumentar a economia familiar, gerar empregos na propriedade e, assim, aumentar a produção de ovos", ressaltou Jair.

Estiveram presentes na solenidade de reinauguração da Avicorb o prefeito municipal, Eliezer José Fontana; vice-prefeito, Jair Luiz Fontana; deputado federal, Dilceu Sperafico; presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural de Corbélia, Mauro Sergio Fogaça de Oliveira; vereadores, Dangelles Decki e Nei Adair Pauvels;

representando o núcleo regional da Seab, Jovir Vicentin Esser; chefe da unidade da Emater de Corbélia, Marco Antonio Abreu Andrade; presidente da Avicorb, Claidecir Mietzeltin Barbosa; presidenta da Comunidade de Santa Rosa, Neiva Tadioto, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Lucindo Tebaldi; agente técnica municipal, Vanessa Cândida Ficagna; gerente da Caixa Econômica Federal de Corbélia, Soni José Spanholi e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Corbélia, Lorenço Rubin. Fonte: Corbelia.pr.gov.br

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade