O prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana e o vice-prefeito Jair Luiz Fontana, lideraram na quarta-feira (25), uma comitiva composta pelos prefeitos de Braganey, Joseney Vicente; de Anahy, Joacir Antonio Lazzaretti; de Iguatu, Martinho Lucas de Godoy e de Cafelândia, Estanislau Franus; além do presidente da Câmara de Vereadores de Anahy; Edwagno Pereira; da juíza de Direito da Comarca Dra. Juliana Olandoski Barboza, do deputado estadual Nereu Moura; do vice-presidente da OAB/PR, César Augusto Moreno e do advogado da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), Ruy Fonsatti Junior para audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Miguel Kfouri Neto, a fim de protocolar pedido endossando o projeto da OAB a fim de agilização do processo de elevação da Comarca de Corbélia de entrância inicial para intermediária. A comarca integrada por cinco municípios possui uma população de mais de 43.000 habitantes.
Após o estudo de dados estatísticos fornecidos pela Corregedoria do Tribunal de Justiça do Paraná, foi elaborado um dossiê conjunto entre a juíza dra. Filomar Helena Perosa Carezia, idealizadora do projeto e a OAB/Cascavel, comprovando-se que há um volume de processos em tramitação que justificam plenamente sua elevação, em especial se comparado com outras Comarcas de entrância intermediária.
Para o prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana, a intermediária seria um avanço para o município, em reuniões realizadas pela juíza dra. Filomar Helena Perosa Carezia e pela promotora dra. Claudia Biazus, vimos como a demanda é grande e da tamanha necessidade da agilização destes processos, devido a isso, nós prefeitos decidimos abraçar essa causa.
Segundo a promotora de Justiça, dra. Claudia Tonetti Biazuz, a elevação da Comarca para a categoria de intermediária representa hoje, uma necessidade diante do aumento da população e da própria quantidade de processos existentes e implicará no futuro em uma melhor prestação jurisdicional, mais rápida e eficaz, a todos aqueles que necessitam recorrer à justiça. O projeto foi iniciado pela dra. Filomar Carezia, que hoje atua na Comarca de Toledo, portanto, quem está à frente do projeto é a dra. Juliana Olandoski Barboza.
De acordo com a Juíza de Direito da Comarca de Corbelia Dra Juliana Olandoski Barboza, no ano de 2011, foram ajuizadas aproximadamente 3.434 ações na comarca da cidade que tem uma média mensal de 70 audiências e 6.300 processos tramitando.
Diante da receptividade demonstrada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, o desembargador Miguel Kfouri Neto, há expectativa de que em breve seja alcançado êxito na elevação pretendida, a qual acarretará em maior estrutura para a Comarca de Corbélia, o que se reverterá em melhoria na prestação de serviços judiciais a toda comunidade e aos advogados que militam nessa importante Comarca.
Fonte: Corbelia.pr.gov.brPublicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade