CORBÉLIA/PR

Fale conosco

Publicidade

Cotidiano

Corbélia ganhará academias para a terceira idade

Corbélia ganhará academias para a terceira idade
Chegar à terceira idade na atualidade é bem diferente de décadas atrás, onde se ficava em casa esperando, como diziam alguns, "a morte chegar". Hoje, com a expectativa de vida cada vez mais longa, as pessoas procuram se cuidar a fim de viver melhor. Faz parte desses cuidados a atenção especial com a alimentação e a prática de exercícios físicos. Mesmo quem começa a se exercitar já na terceira idade, pode obter melhoras em diversos aspectos.

Segundo o secretário de Esportes Sílvio Gonçalves, as atividades físicas influenciam positivamente o social, por aumentar a interação; o psicológico e/ou neurológico, uma vez que os exercícios melhoram o humor, diminuem a ansiedade, previnem a depressão e estimulam a memória e aprendizagem; e o aspecto físico por promover o aumento da capacidade cardiopulmonar e da flexibilidade, crescimento da massa muscular, da força e da densidade mineral óssea, e ainda diminui o percentual de gordura e controla o colesterol e a glicemia.

Para ajudar a população idosa a ter acesso à prática de exercícios físicos, a Prefeitura de Corbélia, através do prefeito Eliezer e do vice-prefeito Jair Fontana, conquistou para o município cinco Academias da Terceira Idade (ATIs), que já foram licitadas, e o início das obras autorizadas. Dessas, duas serão instaladas no interior do município, sendo uma na Praça Olivo Durigon ao lado do Ginásio de Esportes no distrito da Penha, e a outra ao lado do Ginásio de Esportes no distrito de Ouro Verde. Já as demais, serão estrategicamente colocadas no perímetro urbano da cidade, assim divididas: Praça Dr. José Nestor Feiten, no bairro Santa Catarina; ao lado do Posto de Saúde Central e ao lado do loteamento Berté, no bairro Jardim Vera Lúcia. "O objetivo é incentivar a prática de atividades físicas e melhorar a qualidade de vida da população. Para isso, os aparelhos são disponibilizados em espaços públicos e poderão ser utilizados sem custo algum. As academias são equipadas com aparelhos de ginástica de diversos tipos, estimulando o exercício de todas as partes do corpo", comentou o prefeito Eliezer.

O vice-prefeito Jair Fontana destaca a implementação desses equipamentos na Cidade das Flores. Segundo ele, as academias proporcionarão grandes benefícios para as pessoas, por meio das atividades físicas do cotidiano. Além disso, a atividade física é a melhor forma de retardar as alterações corporais relacionadas ao envelhecimento. "Essas unidades, com certeza, significam saúde para os idosos de Corbélia, que, em nossa gestão, estão sendo tratados com prioridade e respeito", destacou.

Cada academia será composta por aparelhos para a prática de atividades físicas e atendem diretamente a necessidade dos idosos, trabalhando de forma conjunta exercícios de força e flexibilidade. Além disso, a seqüência de exercícios ajuda a desenvolver a capacidade aeróbica do praticante. "Todas as academias da Terceira Idade serão instaladas em locais onde a população tem o hábito de caminhar e que possuem infraestrutura adequada. Nos preocupamos também com o acesso as ATIs, e , dessa forma, os espaços que receberão os equipamentos terão iluminação adequada, paisagismo e sinalização", ressaltou o secretário de Esportes.

O sistema já é conhecido por muitas pessoas, mas para aquelas que ainda não o conhecem: são aparelhos instalados, normalmente em praças, onde os idosos podem se alongar, fortalecer e desenvolver a musculatura sem pagar nada. Em algumas cidades já existe até aulas de ginástica para a terceira idade na academia ao ar livre, onde profissionais auxiliam em exercícios e acompanham os idosos, para que ninguém se exceda e o exercício seja feito corretamente. Os investimentos serão de R$ 100 mil, oriundos do Ministério do Esporte, através de emenda parlamentar do deputado federal Ricardo Barros, mais R$ 14 mil de contrapartida do município de Corbélia. Fonte: corbelia.pr.gov.br

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade