O legado dos Jogos Abertos
Cotidiano | Publicado em 16/09/2011 15:14
Evento esportivo leva lazer e qualidade de vida à população dos municípios sedes e deixa a herança do incentivo a pratica de esportes
Os Jogos Abertos do Paraná (Japs) é a maior competição poliesportiva do Estado. A organização do evento envolve milhares de pessoas entre organizadores, árbitros, atletas e comissões técnicas. Assim como em outras competições esportivas o evento, por onde passa, deixa um legado que vai além da disputa por medalhas ou pela vitória entre as equipes. Existem muitos outros aspectos que justificam o investimento feito para que os Japs aconteçam.
A fase regional dos Abertos acontece simultaneamente em oito cidades do Estado. Em todas elas acontece o envolvimento da população local. Seja nas arquibancadas, nas ruas ou mesmo no comércio é possível perceber a satisfação e alegria dos anfitriões. Assim é em Corbélia, município sede de uma das regionais. Desde o dia 12 de setembro a “cidade das flores” respira o clima dos Jogos Abertos e exala todo o seu perfume de boas vindas aos visitantes.
A cidade sedia pela primeira vez em a fase regional dos Japs. Mas bem antes mesmo da chegada das delegações outdoors já anunciavam o inicio do evento que sem duvida entrará para a história do município. Nas ruas a moto de som anuncia o evento. Nos espaços esportivos a população prestigia as competições. Famílias inteiras ocupam as arquibancadas. Crianças, vovós, vovôs, mamães, papais. Todos torcem e vibram com os lances dos confrontos esportivos.
“É muito bom e saudável ver a comunidade se reunir para torcer e ver os jovens praticando esporte”, diz o ex-atleta Emerson Alfleu que em meio ao publico assiste a uma partida de vôlei acompanhado de seus dois filhos, Vinicius (quatro anos) e Arthur (dois). “O esporte afasta os jovens das drogas e da bebida”, comenta. “Esse é um exemplo que quero para os meus filhos”, completa.
Emerson também destaca o legado que os jogos deixam para as pessoas, principalmente os mais novos, depois que acabam. “Acredito que as crianças que assistem aos jogos acabam se interessando pela prática esportiva”, avalia. “Isso fortalece o esporte de nossa cidade e cria o ambiente necessário para que isso aconteça”, finaliza.
Outro aspecto visível aos olhos de quem circula pela cidade é o movimento no comércio, sobretudo no setor de gastronomia. Mesmo que para que os jogos aconteçam são servidas toneladas de refeições sem custo para os atletas, muito acabam consumindo e aumentando a renda do comércio local. Outro setor que tem alarga seus lucros é o hoteleiro. Em Corbélia era difícil encontrar uma vaga nos últimos dias.
Mas para que tudo isso aconteça é necessário que sejam feitos investimentos por parte do setor público. Segundo o vice prefeito, Jair Luiz Fontana, o município já tinha uma boa estrutura, mas foi preciso fazer a manutenção nesses espaços. “No ano passado sediamos os Jogos Escolares e em 2008 a regional dos Juventude”, comenta. “Por isso foi necessário fazer apenas alguns ajustes”, explica o vice. “Sediar eventos desse porte nos qualifica para trazermos outros eventos para nossa cidade”, completa Fontana.
Apesar de considerar os investimentos necessários, o vice prefeito acredita que a herança deixada pelos Japs vai além dos espaços esportivos. “O principal que fica é a garotada que assiste aos jogos e depois que eles acabam aumentam a procura nas nossas escolinhas”, avalia. “Assim também aqueles que já praticam esporte vão querer treinar mais para melhorar em suas modalidades”, complementa.
Fontana, que também é atleta bocha, diz ainda que o fato de sediar os Japs aumenta a auto estima da população que sente orgulho em receber os visitantes e mostrar as qualidades do município. Outro fator destacado por ele é a qualidade de vida e o lazer que o evento propicia aos corbelenses. “Além disso, existe um resgate no espírito esportivo de nossa comunidade e isso é qualidade de vida”, finaliza o executivo esportista.
A fase regional dos 54.º Jogos Abertos do Paraná, sede Corbélia, é organizada pela Secretaria Especial de Esporte do Paraná, Paraná Esporte e Prefeitura Municipal de Corbélia, com o apoio dos demais municípios da região.
Governo do Paraná
Secretaria Especial de Esporte do Paraná
Paraná Esporte
Coordenação de Comunicação
Sérgio Ferreira - DRT nº 7755