Município realiza 1ª Conferência de Segurança Alimentar e Nutricional
Cotidiano | Publicado em 18/07/2011 08:31
A Prefeitura de Corbélia, através da Secretaria de Assistência Social, realizou na terça-feira (5), na Câmara de Vereadores, a I Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional. O tema central escolhido foi "Alimentação adequada e saudável: direito de todos" em que a Sociedade Civil Organizada, gestores das políticas públicas e conselheiros foram chamados a assumir um compromisso efetivo em prol da conquista de uma vida melhor.
De acordo com Ivete Paini, secretária de Assistência Social e presidente do Conselho Municipal, o objetivo da conferência foi construir compromissos para efetivar o direito humano à alimentação adequada e saudável, previsto no artigo 6° da Constituição Federal, e promover a soberania alimentar por meio da implementação da política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan) nas esferas de governo e com a participação da sociedade. "A Conferência tem um papel fundamental por realizar momentos importantes no fortalecimento e na consolidação desse assunto importante que é a segurança alimentar e nutricional onde se faz necessário que a comunidade tenha o conhecimento sobre o assunto onde possamos buscar melhorias na qualidade de vida das pessoas".
O prefeito Eliezer Fontana citou o trabalho que vem realizando em torno do tema e espera que a Conferência Municipal venha somar aos esforços municipais. "Temos trabalhado incansavelmente e não temos medido esforços para que todos os projetos em torno do que diz respeito à qualidade de vida sejam realizados", frisou o prefeito.
De acordo com Gracieli Buss, nutricionista da Prefeitura de Cafelândia, a Conferência Municipal, também teve como meta efetivar o direito de todo cidadão a alimentação adequada e saudável, por meio de políticas públicas. "Todos tem direito de ter em sua mesa bons produtos e que proporcionem grande valor nutricional", disse.
O evento que contou com a participação de entes do Poder Público e Sociedade Civil Organizada, abordou temas em três eixos: Avanços, ameaças e perspectivas para a efetivação do direito humano à alimentação adequada, saudável e da soberania alimentar; Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e Sistema e Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Durante a Conferência Municipal foram escolhidos os delegados que participarão da Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, em Cascavel, no dia 27 de julho.