Estimulados pelo Programa Educação Empreendedora, do Sebrae/PR, professores realizam com os alunos ações de melhoria nas escolas e comunidade
Na Escola Municipal Gabriel de Lara, em Corbélia, oeste paranaense, professores e alunos resolveram colocar a mão na massa em busca por melhorias. Por meio de técnica utilizada nas empresas, brainstorming (ou tempestade de ideias), encontraram a necessidade da aquisição de equipamentos e reforma na escola e desenvolveram um projeto capaz de atingir esses objetivos. Agora, alunos e professores contam com computador, impressora, projetor multimídia e, ainda, melhorias estruturais nas paredes e cerca do parque infantil.
Esse é apenas um exemplo dos resultados obtidos com a aplicação do Programa Educação Empreendedora em escolas municipais de Corbélia. O Programa é uma iniciativa do Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura Municipal, que visa capacitar os educadores para atuarem como formadores de crianças e jovens empreendedores. “Com uma metodologia empresarial de planejamento, metas e plano de ação, as crianças passaram a se envolver com as necessidades da escola e começaram, a partir daí, a desenvolver o comportamento empreendedor”, explica a consultora do Sebrae/PR, Danieli Doneda.
Projeto-piloto levado a diversas cidades do Estado, o Educação Empreendedora iniciou as atividades em Corbélia em abril deste ano e, de acordo com a consultora do Sebrae/PR, capacitou mais de 20 professores em escolas públicas municipais da cidade. “Nosso objetivo é desenvolver a cultura do empreendedorismo nos professores para que, então, apliquem a atitude junto aos alunos, estimulando a formação de futuros empresários. Implantar políticas públicas de empreendedorismo é um dos itens dentro da municipalização da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa e o Programa vem atender a essa demanda”, assinala.
Para a professora Rosangela Francisca Scapa de Oliveira, aplicar o Programa Educação Empreendedora foi muito além dos ganhos materiais. “Foi uma injeção de ânimo para todos os funcionários da escola e, em consequência, alunos, que já começaram a usufruir das novidades. Agora, podemos criar atividades extras utilizando o computador e internet; aproveitar melhor o tempo de aula, já que o conteúdo pode ser impresso e entregue aos alunos; e, ainda, utilizar o recurso multimídia para proporcionar aulas mais dinâmicas e interativas”, resume a professora.
Já na Escola Municipal Dom Bosco, a técnica de brainstorming envolveu, também, os pais dos alunos. “Sentíamos os pais distantes da escola e, por meio do Programa, desenvolvemos um projeto que trouxe esses pais a participarem das decisões de adaptações e melhorias para seus filhos na escola. Marcamos uma reunião e 95% deles compareceram e nos ajudaram a reconhecer os pontos positivos e negativos da escola. Algumas ações já foram realizadas e, com base nesse diagnóstico coletivo, foi criado um plano de ação para resolver os demais desafios e oferecer mais qualidade educacional aos alunos”, conta o supervisor da escola municipal, Rogério Farias.
Até novembro desse ano, conforme destaca a consultora do Sebrae/PR, será lançado o livro “Educar para empreender”, que será distribuído aos professores. “A obra vai servir de apoio aos educadores, contendo todos os recursos que necessitam para a aplicação do Programa. De janeiro a agosto, o Programa já aplicou treinamento em 15 municípios paranaenses, dois na região oeste (Corbélia e Foz do Iguaçu). Foram mais de 300 professores capacitados e cerca de 9 mil alunos atendidos nas escolas municipais. Para 2011 o objetivo é estender a proposta para mais 50, o que significará 1,5 mil professores e 45 mil alunos, entre escolas municipais e estaduais.”
Outra melhoria prevista no Programa será implantar, até o final de 2011, um sistema de postagem no Portal do Sebrae/PR (www.sebraepr.capacitacaocorporativa.com.br) para que sejam divulgadas as iniciativas empreendedoras mais criativas e que tenham obtido melhores resultados na prática. A partir dessas postagens, o objetivo é lançar um livro de casos de sucesso, servindo de exemplo para todos os educadores e profissionais da área.
Metodologia
No Programa Educação Empreendedora é realizada a capacitação dos educadores, utilizando aprendizagem vivencial e, no período de 60 dias após o treinamento, também acontecem duas reuniões de tutoria para o auxílio dos professores.
Por fim, está disponível o baú de recursos no Portal do Sebrae, no qual há materiais de apoio, como textos, dinâmicas, jogos, capacitações online entre outros recursos, em que os educadores podem selecionar os métodos que melhor se adaptam na escola.
O site também permite tutoria online para sanar as dúvidas que surgirem no processo de implantação do conceito de empreendedorismo. “Percebemos que todos se sentiram capazes de melhorar o ambiente da escola. Com certeza, é uma proposta que daremos continuidade”, afirma Rosangela Scapa, da escola municipal Gabriel de Lara.
Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Paraná é uma instituição sem fins lucrativos que foi criada para dar apoio aos empresários de pequenos negócios e aos empreendedores interessados em abrir micro e pequenas empresas. No Brasil, são 27 unidades e 750 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio do atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, capacitações empresariais, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco no empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.