O Sebrae/PR premiou na segunda-feira (26), em Curitiba, sete iniciativas de desenvolvimento local a partir do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas. Receberam o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, um reconhecimento aos gestores públicos por práticas empreendedoras, Gilmar José Benkendorf Silva, de Munhoz de Mello; Homero Barbosa Neto, de Londrina; Silvio Barros, de Maringá; Beto Richa, de Curitiba; José Carlos Becker de Oliveira e Silva, de Cruzeiro do Oeste; Claudiomiro Quadri, de Capitão Leônidas Marques e Eliezer José Fontana, de Corbélia.
O prefeito de Corbélia venceu a categoria Compras Governamentais. "O prêmio é dos agricultores, dos funcionários da prefeitura, de todos aqueles que, de uma forma ou de outra, contribuíram para a implantação do projeto Varanda Colonial. A expectativa agora é quanto ao prêmio nacional e temos uma real possibilidade de vencê-lo. Implementamos, inclusive, o Varanda Colonial com alguns elementos para melhorar o projeto", ressaltou Eliezer Fontana.
Ao todo, 21 prefeituras disputaram a premiação no Paraná. A cerimônia de entrega dos troféus aconteceu na sede do Sebrae/PR na Capital, com a presença do diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos; do presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Jefferson Nogaroli; da Diretoria Executiva e de integrantes do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR e, também, de lideranças de entidades empresariais, políticos e gestores públicos. "O Prêmio Prefeito Empreendedor, concedido pelo Sebrae, chega a sua sexta edição reforçando a importância da municipalização do Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, também conhecido como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, sancionado em 2006, como um instrumento para promover novas oportunidades para empresários e empreendedores", explicou o diretor técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos.
LIDERANÇA MAIOR
Jefferson Nogaroli, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, falou a importância dos prefeitos para os municípios e para o seu desenvolvimento. "O prefeito é o principal líder, é a liderança maior. Por isso é importante termos prefeitos empreendedores, prefeitos que se preocupem em promover o desenvolvimento social e econômico por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas." Nogaroli ressaltou, para uma platéia de 250 pessoas, o papel social dos pequenos negócios e disse que, enquanto as grandes geram impostos, as pequenas empresas geram empregos e renda.
Allan Marcelo de Campos Costa, diretor-superintendente do Sebrae/PR, declarou que o desenvolvimento de um país nem sempre se dá nas grandes cidades. E citou a Austrália como exemplo. "Todas as cidades daquele país são capitais de alguma coisa. Ou seja, há uma valorização da produção local. O progresso está em todas as cidades do interior e isso é muito importante". O diretor-superintendente do Sebrae/PR falou do IDMPE, o índice criado pelo Sebrae/PR e IBQP para medir o ambiente para o desenvolvimento do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas nos municípios.
PREMIAÇÃO NACIONAL
Os premiados no Paraná vão concorrer à etapa nacional, prevista para acontecer em maio. Aos vencedores nacionais, serão concedidos troféu e uma viagem técnica internacional. Os projetos que obtiverem 50% ou mais da pontuação total máxima receberão o "Selo do Prefeito Empreendedor". Nacionalmente serão concedidos 11 prêmios: cinco regionais - um por região - e seis destaques temáticos.
O Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor é realizado pelo Sebrae, com o apoio da União Nacional dos Legislativos Estaduais (Unale), Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação Brasileira de Municípios (ABM), Frente Nacional de Prefeitos (FNP), Frente Empresarial pela Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, Frente Parlamentar das Micro e Pequenas Empresas e Movimento Brasil Competitivo (MBC).
Concorreram no Paraná, Munhoz de Melo, Corbélia, Curitiba, Nova Aurora, Capitão Leônidas Marques, Foz do Iguaçu, Londrina, Pato Branco, Cruzeiro do Oeste, Maringá, Paranaguá, Sabáudia, Umuarama, Marechal Cândido Rondon, Araucária, Vera Cruz do Oeste, Realeza, Matelândia, São Jorge do Patrocínio, Almirante Tamandaré e Nova Prata do Iguaçu.
VARANDA COLONIAL
Em Corbélia, apenas para ter uma idéia, são comercializados 137 itens na Varanda Colonial, espaço destinado à venda dos produtos oriundos da produção da agricultura familiar, inclusive artesanato. A Varanda Colonial fica na Rua Margarida, ao lado do terminal rodoviário, na área central do município e proporciona a oportunidade dos consumidores adquirirem um produto diferenciado e de qualidade, gerando renda aos produtores.