Corbélia, 27/11/2024
Notícias

Corbélia recebe Selo Ouro do MEC e alcança nota máxima em Alfabetização Infantil

Para Silvia, o momento é de reconhecer que a gestão feita na educação nos últimos anos está no caminho certo

Corbélia | Publicado em 27/11/2024 11:23

Corbélia recebeu esta semana o Selo Ouro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O Selo é entregue pelo Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB) e  reconhece as ações do município ao longo do ano para a promoção da alfabetização. Corbélia recebeu a nota máxima: 100.

A secretária de Educação, Silvia Mara Skottki Pinto comemorou o reconhecimento, e ressaltou que todo o trabalho só foi possível graças ao empenho dos servidores que se dedicaram à coordenação desse trabalho realizado pela equipe. 

O prefeito Giovani Miguel Wolf Hnatuw recebeu a notícia com felicidade e parabenizou toda equipe. Segundo ele, ver todo o investimento na educação gerando resultados tão significativos traz um reconhecimento para todo o trabalho e dedicação de todos envolvidos no processo. "Estamos colhendo os frutos de um esforço coletivo, de um planejamento bem estruturado da Secretaria e de um compromisso genuíno de diretores, coordenadores e, especialmente, e professores com a educação de Corbélia.”   

O vice-prefeito de Corbélia, Dangelles Decki, também celebrou a conquista e destacou a importância do trabalho conjunto para alcançar esses resultados. "Esse reconhecimento é motivo de orgulho para Corbélia, e de toda nossa gestão municipal. O Selo Ouro mostra que seguimos pelo caminho certo, e que todas as crianças estão recebendo todo cuidado, atenção e também o aprendizado que é necessário. Estamos orgulhosos de todos", afirmou.

O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada tem como objetivo garantir que todas as crianças brasileiras sejam alfabetizadas até o final do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, a iniciativa foca na recuperação das aprendizagens de crianças do 3º, 4º e 5º ano, reconhecendo que a alfabetização é um direito fundamental e uma base para o aprendizado futuro, e que se inicia ainda na Educação Infantil. 

Para que esse título pudesse ser alcançado diversos projetos pedagógicos vem sendo desenvolvidos nas escolas, principalmente após a pandemia de COVID-19. Silvia conta que o período sem a convivência em sala de aula prejudicou o desenvolvimento dos alunos. “Desenvolvemos muitos projetos paralelos de recuperação para que os alunos não fossem mais prejudicados. Hoje temos uma estrutura sólida de ensino, de qualidade de ensino e aprendizagem.”

As ações incluíram adesão à política de alfabetização em regime de colaboração, a capacitação de Educadores: Formação contínua para professores de todas as etapas de ensino, a mobilização das escolas e CMEIS em ações que promovem a leitura e a escrita, o monitoramento e a avaliação, além da distribuição de materiais didáticos complementares de apoio à alfabetização. O município ainda realizou ações institucionais da rede com foco na recomposição das aprendizagens e/ou apoio pedagógico complementar, entre outras. 

Para Silvia, o momento é de reconhecer que a gestão feita na educação nos últimos anos está no caminho certo. “Receber o Selo Ouro não é só reconhecimento, é incentivo para que os professores, educadores em geral do nosso município continuem se dedicando, e principalmente a gestão continue acreditando nos profissionais, e os qualificando ainda mais” conclui a Secretária.

Fonte: Assessoria


')