Com foco em educar para o trânsito, de forma a promover a segurança e a conscientização desde cedo, o Projeto Didático Anjos da Guarda, a Educação no Trânsito Salvando Vidas, foi finalizado mais uma vez de forma gratificante, com grande participação de alunos, sendo ministrado para mais de 500 crianças do Ensino Fundamental I, da rede municipal de educação.
Em alusão a Campanha Maio Amarelo que visa a conscientização para um trânsito mais humano e seguro, as atividades aconteceram por meio de uma parceria entre o Conselho da Comunidade da Comarca de Corbélia e o 31⁰ Batalhão se Polícia Militar, tendo ainda apoio do Conselho Comunitário de Segurança de Corbélia, Defesa Civil e Secretaria Municipal de Educação.
O projeto foi idealizado pelo Policial Militar Veterano, Vanderlei Soares da Silva, ele é quem coordena as atividades, que foram realizadas em Braganey, distrito de Longuinópolis, Iguatu, Corbélia, distrito de Ouro Verde do Piquiri, distrito de Nossa Senhora da Penha e Anahy.
Em sala de aula às crianças recebem importantes informações sobre segurança e funcionalidade do trânsito e depois, vestem roupinhas semelhantes a da PM e vão para as ruas "fiscalizar" em uma blitz educativa.
Esse ano o projeto teve um diferencial, além do conhecimento sobre trânsito, as crianças também receberam informações sobre cuidados para evitar acidentes domésticos, além do combate e prevenção a dengue.
EDUCAÇÃO QUE FAZ A DIFERENÇA
O projeto teve início em 2008 na cidade de Cafelândia, quando foi realizado pela primeira vez para alunos do CMEI João XXIII, tendo início com a iniciativa do Soldado Veterano Silva, que foi abraçado com muito carinho pela Secretaria Municipal de Educação, por meio das professoras Rozane Pitol e Adilce. Desde então (com exceção do período de pandemia) as ações educativas foram realizadas todos os anos. Em 2011 se estendeu para a Comarca de Corbélia, tendo a partir de 2023 como grande parceiro o Conselho da Comunidade. E além de Cafelândia, que é a cidade pioneira, ainda este ano, a expectativa é de que o projeto chegue a mais municípios da área do 31° BPM, como Nova Aurora e Assis Chateaubriand.
Polícia Militar do Paraná: nós fazemos a diferença!