A Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia anunciou o início da vacinação contra a dengue nesta segunda-feira, 06, em todas as Unidades Básicas de Saúde, direcionada a crianças de 10 a 14 anos.
Segundo a Secretária Zaira Denize Fortunato de Almeida, o município recebeu 271 doses do imunizante, já disponíveis em todas as UBSs. O processo seguirá as recomendações do Ministério da Saúde.
"A aplicação é exclusiva para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos completos. Pais ou responsáveis devem comparecer com documento de identificação e a caderneta de vacinação. Serão duas doses, com intervalo de 90 dias entre elas."
É importante observar que, caso haja diagnóstico de dengue, a vacinação deve ser adiada por seis meses. Se a infecção ocorrer após a primeira dose, a segunda dose deve ser mantida após um intervalo de 30 dias.
Por questões de segurança, a vacinação não é recomendada para pessoas com imunodeficiência, infecção por HIV sintomática, hipersensibilidade aos componentes da vacina, mulheres gestantes ou em fase de amamentação.
As doses para a segunda aplicação serão enviadas posteriormente, respeitando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema vacinal.