Na noite desta terça-feira, 07, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura realizou a primeira escuta pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc. O evento aconteceu no Centro Cultural, sendo coordenado pelo Diretor de Cultura, Marcos Vignatti, e contando com a participação de especialistas em políticas culturais, artistas, professores e representantes da comunidade. O encontro foi marcado por debates e sugestões de ações para impulsionar a cultura em Corbélia.
Uma das primeiras iniciativas destacadas foi a demonstração do uso do projetor, adquirido com recursos da Lei Complementar 195/2022 - conhecida como Lei Paulo Gustavo. Em seguida, o especialista em políticas culturais, Warlley Melo, conduziu uma palestra sobre os temas elaborados para o encontro, abrindo espaço para discussões e sugestões.
“Recebemos sugestões variadas e abrangentes para o uso dos recursos disponíveis. Desde o incentivo à literatura e festivais, até projetos específicos para regiões periféricas”, destaca o Diretor. “A inclusão de medidas de acessibilidade nos projetos também foi discutida, com foco na diversificação dos recursos e na maximização do impacto cultural.”
O planejamento futuro do Centro Cultural também foi abordado, com menções a reformas e melhorias estruturais. Marcos Vignatti ressaltou a importância de um enfoque inicial na aquisição de bens para o Centro Cultural, visando sua modernização e adequação às necessidades da comunidade.
“Foi um momento de aproveitamento de ideias e sugestões para as aplicações dos recursos que virão. Foi importante para nós, gestores da cultura, mas será ainda melhor para quem atua com a cultura do nosso município ver suas sugestões sendo colocadas em prática”, finaliza.
A reunião encerrou com anúncios importantes, incluindo a data da eleição do conselho municipal de cultura, que acontece nesta quinta-feira, 09, no Centro Cultural.