Corbélia, 30/04/2024
Notícias

Prefeitura de Corbélia lança campanha DeclarAção para destinação do Imposto de Renda às entidades sociais municipais

Para efetuar a doação, é necessário que o declarante comunique ao seu contador o desejo de destinar parte do imposto às entidades

Corbélia | Publicado em 04/04/2024 11:07

A Prefeitura Municipal de Corbélia, em parceria com os Conselhos da Criança e do Idoso, está lançando a campanha "DeclarAção: Na cidade das flores, seu imposto transforma vidas!". O objetivo principal é incentivar os contribuintes a destinarem parte do seu Imposto de Renda às entidades sociais do município.

Atualmente, Corbélia conta com duas instituições aptas a receberem esses recursos: o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal do Idoso. A destinação de parte do Imposto de Renda se apresenta como uma maneira legal e segura de contribuir para projetos sociais desenvolvidos na região, conforme destacou Chayene Conti, Assessora Técnica dos Conselhos.

"Esses fundos, provenientes da destinação do Imposto de Renda, são gerenciados pelos Conselhos. Cada um possui autonomia para decidir como esses recursos serão investidos, podendo beneficiar entidades como a Apae ou financiar projetos específicos, como viagens para idosos, além de ampliar as ações sociais em Corbélia", explicou Chayene.

Ao preencher a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2022 e optar pela tributação por deduções legais, os contribuintes podem destinar até 3% do imposto devido para os fundos da criança e do adolescente, e mais 3% para os fundos do idoso. Essa possibilidade está disponível tanto para quem tem saldo de imposto a pagar quanto para quem tem saldo a restituir.

Para efetuar a doação, é necessário que o declarante comunique ao seu contador o desejo de destinar parte do imposto às entidades. O contribuinte pode escolher doar para ambas instituições ou para apenas uma delas.

O período de declaração do Imposto de Renda para Pessoas Físicas e Jurídicas ocorre de 15 de março a 31 de maio, durante o qual o contribuinte pode optar por deduzir 3% para cada um dos fundos, totalizando 6%.

É importante ressaltar que essa destinação não representa um custo adicional para o contribuinte, mas sim uma forma de direcionar uma parcela do imposto devido à Receita Federal para os fundos municipais, beneficiando diretamente a comunidade de Corbélia.

Fonte: Portal do Município de Corbélia