Corbélia, 19/04/2024
Notícias

Massa de ar polar causa frio intenso no Paraná na próxima semana

Após a passagem desta frente fria e suas áreas chuvosas pelo estado, uma intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) chega rapidamente sobre todas as regiões paranaenses

Cotidiano | Publicado em 25/07/2021 12:18

Entre 27 de julho a 2 de agosto, o tempo no Paraná será marcado por alterações radicais, com a chegada de nova onda de frio intenso em todas as regiões paranaenses.

Entre 27 e 28 de julho a mudança no tempo começa com a chegada de uma frente fria no Paraná, que causará chuva no estado, mas com pouca quantidade acumulada prevista (entre 10 e 20 mm nas principais cidades do estado). 

Após a passagem desta frente fria e suas áreas chuvosas pelo estado, uma intensa massa de ar frio e seco (de origem polar) chega rapidamente sobre todas as regiões paranaenses. À partir de 28 de julho as temperaturas vão apresentar queda muito acentuada, começando pelo oeste do estado e avançando pelas demais área do Paraná (sudoeste, centro, sul, Campos Gerais e Grande Curitiba). A temperatura mínima esperada nesse dia fica entre 0 e 4 °C nessas regiões. Aliado à temperatura muito baixa, o vento vindo da direção sul deixa a sensação de frio ainda maior e será grande o desconforto para permanecer e se locomover ao ar livre. 

Entre os dias 29 de julho e 2 de agosto a forte massa de ar frio se estabelece sobre o Paraná. Os dias ficarão muitos gelados, mesmo durante as tardes. Ainda que o céu fique mais aberto e com o sol presente, o ar gelado irá persistir nesses dias. Serão observadas temperaturas negativas em todo o estado (entre -1 e -5 °C), com mais destaque nas regiões sul, sudoeste, centro e Campos Gerais.  Frio muito rigoroso e temperaturas negativas também serão observadas na Região Metropolitana de Curitiba e várias cidades das regiões norte (como Maringá, Londrina e Apucarana) e oeste (entre elas Cascavel e Foz do Iguaçu). Até mesmo na área do litoral paranaense temperaturas muito baixas serão observadas (com expectativa de temperaturas mínimas de 5 °C ou menos que isso).  

Fonte: Simepar