Prefeitos se reúnem para discutir sobre implantação do Samu Regional
Cotidiano | Publicado em 06/11/2012 08:27
Prefeitos e lideranças das 43 cidades que compõe a AMOP (Associação dos
Municípios do Oeste do Paraná) cumpriram mais uma etapa para a
instalação do Samu Regional. Na tarde desta segunda-feira (5), em
reunião a portas fechadas, os gestores municipais nomearam o presidente e
o vice do Consórcio Intermunicipal que irá gerenciar o Samu.
O presidente nomeado foi o prefeito reeleito em Cascavel, Edgar Bueno.
Já o vice é o prefeito de Marechal Cândido Rondon Moacir Luiz Froehlich.
A previsão é de que o Samu Regional entre em funcionamento no mês de
março do ano que vem. Nos três primeiros meses o governo do estado irá
disponibilizar, R$ 156 mil mensais, para as despesas, a partir daí o
Governo Federal vai destinar perto de R$ 250 mil mês, período de
qualificação.
Os municípios que contarão com o serviço, também terão que ajudar com uma quantia, que ainda não foi anunciada.
Para que as mais de 25 ambulâncias estejam a disposição da população,
será necessária a contratação de 310 funcionários, entre médicos,
enfermeiros e motoristas. O edital deve ser anunciado até o fim do ano.
O Samu é fundamental para identificar e direcionar de maneira correta
cada situação entre urgência e emergência, o que pode diminuir a lotação
nos hospitais dos municípios.
UTIs móveis avançadas ficarão espalhadas em cidades estratégicas. Uma
ambulância ficará em Guaíra, outra em Quedas do Iguaçu, uma em Toledo e
duas em Cascavel. Ainda serão disponibilizadas UTIs básicas em cidades
domo Corbélia, Santa Tereza do Oeste e Capitão Leônidas Marques. Em
Cascavel ficará a central 192.