Moto 1000 GP: Cascavel torna-se capital nacional da motovelocidade
Cotidiano | Publicado em 29/10/2012 16:12
Alexandre Barros será uma das atrações no Autódromo Zilmar Beux, que terá estreia do cascavelense Maycon Zandavalli O próximo fim de semana será de muito barulho e adrenalina no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Depois da Fórmula Truck e da Stock Car, a cidade vai receber o Moto 1000 GP, campeonato mais importante do motociclismo brasileiro. A competição é organizada por Gilson Scudeler, sete vezes campeão brasileiro, campeão português e europeu, que está em Cascavel com sua equipe montando o espetáculo.
Aproximadamente 150 pilotos de 12 estados do Brasil, do Rio Grande do Sul a Pernambuco, vão disputar as seis corridas no domingo, 4 de novembro, nas categorias GP 600, GP Light, GP 1000 e GP Máster. São motos que vão de 600cc a 1.000cc, passando pelas 750cc. Marcas e modelos míticos como a Kawasaki Ninja, BMW SS1000 RR, Honda CBR 1000RR, Yamaha 750cc e Suzuki 750, entre outras, medirão forças pela primeira na remodelada pista de Cascavel.
“O que há de melhor, de mais veloz na motovelocidade no Brasil, vai estar em Cascavel. São as motos e pilotos mais rápidos do Brasil”, garante Scudeler, destacando o desempenho dos pilotos da categoria neste ano. “Os pilotos do Moto 1000 GP estabeleceram novos recordes de velocidade em todas as corridas desta temporada. Foram quebrados os recordes de volta em Interlagos (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF). E devem estabelecer marcas altíssimas de velocidade na nova pista de Cascavel”, aposta o promotor do evento.
ALEXANDRE BARROS
Uma das atrações para o público de Cascavel e região que gosta de motovelocidade será a presença nos boxes e nos treinos livres de Alexandre Barros, o maior nome brasileiro de todos os tempos no Mundial Moto GP, considerada a Fórmula 1 das motos. Barros competiu por 18 anos na principal categoria mundial da motovelocidade, conquistando sete vitórias, inclusive superando a lenda Valentino Rossi em algumas delas.
Barros comanda a equipe oficial da BMW Motorrad, a Alex Barros Racing, cujo projeto é formar novos pilotos para os mundiais de motovelocidade. Um trabalho que vem dando certo. Na etapa de Brasília, disputada no domingo passado (21), seus dois pilotos venceram em suas categorias. O filho Lucas Barros, de apenas 16 anos, venceu com uma BMW S1000RR na GP Light, enquanto o argentino Luciano Ribodino, de 18 anos, também com BMW, ganhou na principal, a GP 1000.
A pilotagem de Alexandre Barros nos treinos livres que antecedem às provas, em que quase sempre é o mais rápido, consiste em “encurtar” os acertos de pistas aos jovens pilotos. “Procuro passar minha experiência para eles”, diz. Às vezes, participa mesmo da corrida, como ocorreu na etapa de Curitiba, onde largou na pole-position e venceu. “Meu trabalho está focado na formação de novos pilotos. Disputar uma ou outra prova é decisão do patrocinador, como em Curitiba”, explica Barros, que na prova de Cascavel terá a estreia de um terceiro piloto na equipe – justamente um cascavelense, Maycon Zandavallli.