Corbélia, 30/11/2024
Notícias

Secretaria de Saúde implanta novidade para tratamento médico

Cotidiano | Publicado em 26/06/2012 08:11

Com o objetivo de atuar como um método complementar no tratamento de pacientes, a Secretaria de Saúde de Corbélia implantou a medicina alternativa de acupuntura. O uso desse tipo de medicina pelas pessoas será prescrito pelo médico, que fará o diagnóstico da necessidade de aliar a acupuntura ao tratamento da doença.

O responsável por trabalhar usando a acupuntura no tratamento de pacientes com prescrição médica será o fisioterapeuta Jean Carlos Debastini. "Estamos trabalhando na Secretaria de Saúde com uma média de 18 procedimentos semanais de acupuntura", disse Jean. A ideia de oferecer a acupuntura como medicina auxiliar no tratamento de doenças partiu do próprio fisioterapeuta. "Eu, enquanto fisioterapeuta, ouvi dos meus pacientes que a Secretaria de Saúde poderia oferecer novamente o método de acupuntura. O secretário de Saúde, Thiago Stefanello, já trabalhou com isso uma vez e, como eu sei trabalhar com a acupuntura, entrei em contato com o secretário, propus a ideia e ele acatou", disse. 

A acupuntura auxilia no tratamento de doenças como estresse, ansiedade, depressão, insônia, enxaqueca, impotência, alterações menstruais ou hormonais. Os tratamentos também são eficientes em problemas imunológicos, por tornar o organismo mais resistente às infecções. A acupuntura pode, também, ser outra boa opção para tratamentos de traumas e doenças reumáticas, como artrites, e ainda nos casos daqueles que sofrem de sintomas indefinidos e não conseguem alívio com os recursos e terapias convencionais. "O uso da acupuntura na melhora do paciente já foi reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa medicina tradicional chinesa não trata apenas o sintoma, mas também as doenças energéticas que são diagnosticadas e que são à base dos quadros clínicos apresentados pelo paciente", frisou Jean. O resultado do tratamento da acupuntura pode aparecer a partir da terceira sessão. "O número de sessões de acupuntura que um paciente precisa fazer varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo trabalha de uma forma diferente; mas tem pacientes que já começam a sentir os resultados desde a primeira sessão", ressaltou Jean.

O atendimento inicial de acupuntura em Corbélia é de seis horas semanais, porém, segundo Jean, o aumento desse horário será de acordo com a demanda de pacientes encaminhados pelos médicos.

Fonte: Corbelia.pr.gov.br


')