Educação em tempo Integral
Cotidiano | Publicado em 09/03/2012 16:13
Para o ano de 2012, mediante a experiência já adquirida no município, pioneiro na Educação em Tempo Integral, a preocupação da secretária de Educação e Cultura Jusiney T. F. Barbosa e do prefeito Eliezer José Fontana era a de implementar e ampliar o quadro de oficinas e atividades ofertadas, atentando principalmente em sua qualidade. Deste modo, buscou-se uma maior dinamicidade, com acréscimo na diversidade da oferta. Foram criadas então as "Oficinas Rotativas ou Itinerantes".
São oficinas que viajam de uma escola a outra fazendo assim com que a cada dia os "oficineiros" e profissionais fixos, que participam da rotina escolar diariamente, recebam auxílio de outros, que vêm trazer ideias e afazeres novos implementando assim o quadro de atividades.
Nota-se aqui ainda, como método pedagógico, que a diversidade atrai de forma muito mais tocante os alunos, aumentando sua participação. Alunos que nunca haviam participado do Período Integral têm se inscrito para oficinas. Assim, concretiza-se a concepção de qualidade que é requerida sempre pela administração na preocupação de não fazer da Educação em Tempo Integral um "cumprimento de tabela" nem uma atividade monótona, já que se enfatiza agora o prazer do aluno diante do aprendizado de novas práticas.
Entre as Oficinas Rotativas estão os Pioneiros Mirins, oficina de escotismo, Meio-ambiente e Paisagismo, que se propõe trabalhar horta e plantio de flores nas escolas, como educação ambiental teórica também, Musicalização, Teatro e Contação de Histórias, Educação Esportiva, Dança, Arte Circense, Ginástica Rítmica, etc. Destaque aos profissionais de atuação, que têm mostrado grande competência concretizando os desejos da Secretaria e Administração Municipal.