Quarta-Feira, 11/12/2019
Notícias

Nova audiência é marcada para tratar sobre hospital municipal de Cafelândia

Corbélia | Publicado em 29/11/2019 15:16

Está marcada para 12 de dezembro uma audiência pública convocada pelo prefeito de Cafelândia, Estanislau Franus, para tratar sobre a inauguração do Hospital Municipal. O evento começa às 19 horas e já estão confirmadas presenças de autoridades com amplo conhecimento em gestão hospitalar. Durante a audiência será feita a apresentação de um relatório do diagnóstico e planejamento, elaborados para tratar sobre a viabilidade de implantação do Hospital. 
O assunto é bastante desgastado na cidade. O principal motivo é que o Hospital começou a ser construído há quase oito anos. Foi no governo anterior do prefeito Estanislau Franus. Depois dele, houve a gestão de Valdir Andrade da Silva, o Bugrão, que também executou obras no local, chegou a colocar uma placa de inauguração, mas entregou o governo sem que o hospital estivesse funcionando. 
Franus reassumiu em janeiro de 2017, empolgou-se, e em um ato político chegou a propor uma desinauguração para a retirada da placa. O assunto, entretanto, foi perdendo força sem que o hospital fosse desinaugurado. Desde então o prefeito vem trabalhando em várias frentes para a estruturação interna, principalmente mobília e equipamentos. 
A demora, para colocar o hospital em funcionamento já rendeu grande desgaste político e psicológico ao grupo de governo. Um dos principais empecilhos está relacionado à forma de gestão do hospital. Até agora as propostas apresentadas pela equipe técnica, não foram aprovadas pelo Ministério Público, que se mostra disposto a intervir no assunto. 
O Jornal ABC apurou que o processo é bastante complexo. Mesmo que houvesse a aprovação de um sistema de gestão, a estrutura física do prédio ficou desatualizada ao longo dos anos. Por isso, os órgãos de fiscalização não estão dispostos a aprovar o funcionamento sem que sejam feitas adequações no projeto. Essas adequações demandam recursos de, aproximadamente, R$ 1,5 milhão.
Há cerca de 60 dias chegou a ser realizada uma audiência Pública, na Câmara de Vereadores, onde foram apresentados sistemas de gestão utilizados em municípios vizinhos, de porte semelhante ao de Cafelândia. Foram quase quatro horas de discussão sem que os resultados tenham rendido qualquer avanço. A expectativa da população para a abertura do hospital é intensa porque atualmente todos os pacientes que precisam de internamento são transferidos para hospitais da região.


Fonte: Portal ABC


Mais Notícias
Corbélia | 10/12/2019 20:13
Queimada irregular de materiais é registrada no parque industrial
Corbélia | 10/12/2019 14:30
Vagas de Emprego Disponíveis na Agência do Trabalhador
Corbélia | 10/12/2019 12:30
Novos conselheiros tutelares são convocados para gestão 2020
Cotidiano | 10/12/2019 11:13
PM notifica veículos por estacionarem em rampas de acesso para cadeirantes
Cotidiano | 10/12/2019 10:21
Caminhoneiro que estava desaparecido desde domingo foi encontrado