Prazo para reintegração
de posse vence amanhã
O governador do Paraná, Roberto Requião, pode ser enquadrado pela Assembléia Legislativa por crime de responsabilidade, já que o relatório encaminhado pela Comissão Especial de Investigação das Invasões de Fazendas do Oeste do Paraná, deu prazo de 60 dias, contados a partir de 15 de fevereiro, para que o governo do Estado realizasse a reintegração de posse de três fazendas da região oeste, a Syngenta em Santa Tereza, a Fazenda Boito de Matelândia e a Kelly de Cascavel.
De acordo com o deputado estadual Élio Rusch, um levantamento completo dos locais foi realizado ainda no ano passado, mesmo que em alguns lugares - como na área experimental da Syngenta - não foi permitida a entrada do grupo. “Na próxima semana voltará à tona esse assunto, e vamos lembrar os colegas do fato”, disse o deputado, acrescentando que no relatório da comissão, existe uma cláusula específica sobre o tema.
SYNGENTA
Na manhã de ontem, Élio Rusch e o deputado federal Eduardo Sciarra, acompanhados pela Polícia Federal, visitaram a área experimental da Syngenta, invadida pela Via Campesina no ano passado. “Não há depredação, mas falta manutenção”, explicou Sciarra. O deputado é relator da Comissão de Agricultura e está elaborando documento sobre a invasão, a pedido da Câmara Federal, que deverá ser finalizado nos próximos 60 dias.
Segundo ele, esse relatório será o pontapé inicial para a proposição de ações jurídicas e até de mudanças na legislação. Com o relatório também serão analisadas as questões de omissão e de ação do governo do Estado. “A verificação in loco, servirá de subsídio para a composição do relatório, que depois de pronto, será encaminhado ao Ministério Público Federal”.
Fonte: jornal Hoje
Fonte:
Publicidade
Publicidade
Mais Lidas
Publicidade