CORBÉLIA/PR

Fale conosco
Corbélia

Projeto BiblioSesc chega a Corbélia para incentivar o hábito da leitura entre alunos da rede municipal

O projeto atende as Escolas Municipais Tancredo Neves e Gabriel de Lara, abrangendo estudantes do Infantil 4 até o 5º ano

Projeto BiblioSesc chega a Corbélia para incentivar o hábito da leitura entre alunos da rede municipal

Na última quarta-feira, 26, teve início em Corbélia o projeto BiblioSesc, uma parceria entre o Sesc Paraná (Serviço Social do Comércio) e a Secretaria de Educação e Cultura, que tem como objetivo fomentar o hábito da leitura entre os alunos da rede municipal. A iniciativa visa ampliar o acesso ao conhecimento por meio de uma biblioteca móvel, proporcionando momentos de aprendizado e diversão para as crianças da cidade.

O projeto atende as Escolas Municipais Tancredo Neves e Gabriel de Lara, abrangendo estudantes do Infantil 4 até o 5º ano. A cada 15 dias, o BiblioSesc realiza encontros com até 50 participantes por sessão, oferecendo atividades como empréstimo de livros, narração de histórias, leituras dramatizadas e declamação de poemas.

A unidade móvel do projeto está localizada na Escola Municipal Tancredo Neves e ficará no município até novembro de 2025, com uma programação diversificada. Serão realizadas duas sessões de narração de histórias pela manhã e duas à tarde, garantindo que mais alunos tenham a oportunidade de participar. 

Com um acervo que inclui literatura brasileira e estrangeira traduzida, livros infantis, infantojuvenis, além de materiais complementares para a formação escolar, o projeto tem o objetivo de ampliar as condições de acesso ao livro e promover a leitura em um serviço gratuito. A ação busca incentivar a leitura entre os alunos e criar um ambiente propício para o desenvolvimento da imaginação, da curiosidade e do pensamento crítico.

A Secretária de Educação, Adriana Chimello Piazza, destacou a importância do projeto para a formação dos alunos de Corbélia:

“Incentivar a leitura é plantar sementes que florescerão para sempre. Quando propiciamos aos alunos o contato com livros e histórias, abrimos em suas mentes janelas que jamais se fecharão para a imaginação, curiosidade e o pensamento crítico. A alfabetização é o primeiro passo de uma missão maior, que é formar leitores e leitoras capazes de interpretar os textos e, através deles, compreender o mundo ao seu redor. Hoje, mais do que nunca, vivemos em uma época carente de autoconhecimento e conhecimento de mundo, que só os bons livros são capazes de fornecer. Por isso, acredito que a iniciativa BiblioSesc vem ao encontro dos nossos anseios em formar cidadãos com senso crítico refinado e grande amor pelo conhecimento,” concluiu a secretária.

A promoção da leitura e do conhecimento são pilares fundamentais para a formação de cidadãos críticos e bem-informados. Iniciativas como o BiblioSesc ampliam o acesso aos livros e também despertam nos estudantes o prazer pela leitura, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual e social. A educação é uma ferramenta de transformação, preparando as novas gerações para compreender e interpretar o mundo com mais autonomia e percepção.


Fonte: Assessoria de Comunicação

Compartilhe a notícia

Publicidade

Publicidade

Mais Lidas

Publicidade