O deputado estadual Marcio Pacheco (PP) foi reeleito à presidência da Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), biênio 2025 e 2026, para o segundo mandato consecutivo. Considerada a segunda comissão mais importante da Casa, a CFT tem papel fundamental na análise e aprovação de projetos que envolvem as finanças públicas do estado.
Para Pacheco, a recondução à presidência da comissão é resultado de seu desempenho e dedicação ao longo de sua trajetória política. Em suas palavras, "a confiança depositada em mim pelos meus colegas deputados é reflexo do trabalho sério e eficiente que temos desenvolvido nas discussões e aprovações dos projetos que impactam diretamente o orçamento do Paraná."
O parlamentar, que cumpre seu terceiro mandato na ALEP, destaca sua experiência, especialmente como membro da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde atuou por oito anos, sendo quatro deles como vice-presidente.
A CFT tem como responsabilidade avaliar os aspectos financeiros e orçamentários do Estado, assegurando que os projetos estejam em conformidade com o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, cabe à comissão manifestar-se sobre temas tributários, empréstimos públicos e a remuneração dos agentes políticos estaduais, incluindo secretários de Estado, magistrados, membros do Ministério Público e do Tribunal de Contas, com especial atenção ao equilíbrio das contas públicas, conforme exige a Lei de Responsabilidade Fiscal.
A composição da CFT para este novo ciclo contará com os seguintes membros titulares: Marcio Pacheco (PP) como presidente; Nelson Justus (UNIÃO) como vice-presidente; Márcia Huçulak (PSD); Adão Litro (PSD); Gilson de Souza (PL); Denian Couto (PODE) e Arilson Chiorato (PT) como integrantes. Já os suplentes serão: Luiz Claudio Romanelli (PSD); Artagão Júnior (PSD); Gilberto Ribeiro (PL); Mabel Canto (PSDB); Luiz Fernando Guerra (UNIÃO); Professor Lemos (PT) e Soldado Adriano José (PP).
A continuidade de Pacheco à frente da CFT reflete sua capacidade de liderança e a confiança do parlamento estadual em sua condução das questões orçamentárias e fiscais, áreas de extrema importância para o desenvolvimento e equilíbrio financeiro do Paraná.
Além da CCJ e da presidência CFT, Pacheco participará como titular da Comissão de Saúde; Comissão de Educação, Comissão de Segurança Pública e da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Pessoa com Deficiência.