Nesta segunda-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde de Corbélia deu início à Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, que se estenderá até o dia 14 de junho. A meta é vacinar pelo menos 95% do público-alvo, que abrange cerca de 1.067 crianças menores de cinco anos no município.
A Secretaria Municipal de Saúde espera reduzir o número de crianças não vacinadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil, além de reforçar as medidas para a erradicação da doença. A Secretária Municipal de Saúde, Zaira Denize Fortunato de Almeida, destaca a importância da vacinação e reforça que a vacina é a única forma de prevenção contra a poliomielite, também chamada de paralisia infantil. "Pedimos a todos os pais ou responsáveis que levem as crianças menores de cinco anos em qualquer uma das nossas UBSs para receberem a dose da vacina”, afirmou.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Os pais ou responsáveis devem levar seus filhos com a carteira de vacinação em qualquer horário de funcionamento das UBSs.
A campanha deste ano é crucial para o combate à poliomielite, pois o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). A partir do segundo semestre de 2024, o esquema vacinal e a dose de reforço serão administrados exclusivamente com a VIP. Todos os estados e municípios receberão as normas e diretrizes dessa alteração.
A vacinação é fundamental para a saúde pública e a erradicação da poliomielite no Brasil.