Em honra ao mês de abril, marcado pelo Dia Internacional da Conscientização sobre o Autismo (2 de abril), a Secretaria do Desenvolvimento Social de Corbélia, em colaboração com a Secretaria Municipal de Educação e com o apoio do Governo do Paraná, está organizando um mutirão especial para a confecção da Carteirinha do Autista, agendado para esta sexta-feira, dia 26.
Durante todo o dia, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) estará aberto para receber pais e responsáveis de alunos que já foram previamente agendados para a emissão da carteirinha. Esta iniciativa visa especialmente atender os novos alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA) que ainda não possuem o documento. Raquel Andreani de Sousa, Secretária de Desenvolvimento Social de Corbélia, ressalta a importância desta ação coordenada: "Esse é um trabalho contínuo feito pelo CRAS o ano todo. Mas, nesta sexta, vamos realizar esse trabalho coordenado com a Educação, e vamos atender os novos alunos diagnosticados com TEA que ainda não possuem a carteirinha."
Além disso, Raquel explica que essa ação visa ampliar o acesso a informações e esclarecimentos sobre a Carteirinha de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA), que é um direito da pessoa com autismo. Ela acrescenta: "Caso um familiar seja diagnosticado com TEA e ainda não possua a carteirinha, e não esteja agendado para esta sexta-feira, ele poderá buscar o CRAS em qualquer dia da semana para iniciar o processo de obtenção do documento."
Segundo dados da Secretaria, desde que o programa foi implantado no Paraná, o município de Corbélia já emitiu 43 carteirinhas. A Carteirinha de Identificação garante o atendimento prioritário em espaços públicos e privados e oferece uma identificação clara das pessoas com autismo.
O documento facilita a identificação e prioriza o atendimento em serviços públicos e privados, especialmente nas áreas de saúde, educação e assistência social, além de proporcionar benefícios em estabelecimentos privados, como supermercados, bancos, farmácias, bares, restaurantes e lojas em geral. A Carteirinha contém dados tanto da pessoa com o espectro autista como dos responsáveis, o que é crucial em situações em que a pessoa se separa do familiar.
Além da Carteirinha do Autista, os paranaenses com espectro autista também têm acesso facilitado ao Passe Livre Intermunicipal, através de um sistema eletrônico que agiliza a solicitação. O Programa Passe Livre é um benefício estadual (Lei 18.419/2015) que concede isenção tarifária nos transportes coletivos intermunicipais para pessoas com deficiência.
Para solicitar a Carteirinha do Autista, os documentos necessários são: RG e CPF do autista e do responsável, fotografia do autista digitalizada, laudo médico digitalizado contendo os dados do paciente e a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID), além do exame de tipo sanguíneo digitalizado.