Na manhã desta segunda-feira (04), foi lançada a Patrulha Rural da 3ª Companhia do 31º Batalhão de Polícia Militar, evento realizado no Pelotão de Cafelândia. Na oportunidade estiveram presentes o Comandante do 5º Comando Regional da Polícia Militar Coronel Rubens Garcez da Luz, o Comandante do 31° BPM Tenente-Coronel Cláudio Ricardo dos Santos Oliveira Pinto, o Presidente da Copacol Sr. Valter Pitol, Prefeito de Cafelândia Culestino Kiara, Prefeito de Nova Aurora José Aparecido de Paula e Souza “Pecinha”, Promotora de Justiça da Comarca de Nova Aurora Dra. Ana Righi Cenci, Presidente da Câmara de Vereadores de Cafelândia Roseli Decken, Presidente da Câmara de Vereadores de Corbélia, Emanuel Huff, membros de Consegs de Cafelândia e Corbélia, Presidente da Acicaf Sra. Mariza Trevisol, Delegado de Polícia Civil Dr. Felipe Barreto de Azevedo, Padre Wilson Ronfini, entre outras autoridades e amigos da Polícia Militar.
Na área da 3ª Companhia sediada em Corbélia, as ações da Patrulha Rural compreenderão nas mais diversas missões, com prevenção e repressão de crimes nas áreas rurais dos sete municípios jurisdicionados a Companhia, sendo Corbélia, Cafelândia, Braganey, Iguatu, Anahy, Nova Aurora e Iracema do Oeste, proporcionado maior segurança, buscando ter um contato mais próximo com os moradores da área rural dessa região, garantindo tranquilidade ao homem do campo, realizando visitas em sedes e distritos, além do policiamento em áreas sensíveis em que circulam ilícitos, visando desenvolver medidas junto a comunidade, desta que é uma região com grande extensão de área rural, conhecida por seu rico agronegócio e potencial de produtividade.
A Patrulha Rural da 3ª Cia, tem um efetivo composto por uma guarnição de quatro PMs que foram selecionados, habilitados, treinados e capacitados em diversas técnicas de abordagens especializadas. Para tanto, foram mais de 40 dias de instruções, com um constante aprimoramento e aperfeiçoamento técnico.
E durante esse período de treinamento, esses policiais iniciaram a atuação como grupo nas ruas, denominado como Reforço Tático, atuando em nossa região de forma constante.
Onde nesse período, foram recuperados pelo grupo dois veículos com indicativo de furto/roubo, apreendidas cinco armas de fogo, seis pés de maconha e aproximadamente 5kg de maconha, além do combate ao consumo de entorpecentes, sendo apreendidos usuários de drogas. No total, foram apresentadas a disposição da justiça 21 pessoas entre prisões e apreensões e confeccionados 17 Boletins de Ocorrência.
A equipe também se fez presente em eventos dos municípios da região, colaborando no policiamento ostensivo e prevenção de crimes.
Desta forma a equipe agora como Patrulha Rural seguirá combatendo e repreendendo a criminalidade, buscando a aproximação e colaboração da comunidade rural e urbana, que se mostra cada vez mais atuante e ativa com denúncias e informações que contribuem muito para segurança pública. Com o lançamento definitivo da Patrulha Rural Comunitária na 3ª Companhia, terá início a fase no policiamento rural de auxílio e conscientização acerca da segurança no campo, através de palestras junto as sociedades rurais e de visitas e cadastramentos das propriedades rurais dos municípios, levando a Polícia Militar mais próxima do cidadão.